Ouça em voz altaPausarO sintoma mais comum e que caracteriza a cólica menstrual é a dor localizada no baixo ventre. A intensidade varia de pessoa para pessoa. Em algumas mulheres o desconforto é leve, em outras pode trazer dores agudas. Não raro, a dor se irradia para as costas e membros inferiores.
Ouça em voz altaPausar4 – É possível desmaiar por causa da cólica Infelizmente é verdade! Em casos mais graves, seu sistema nervoso pode "desligar" seu corpo por um momento por causa do excesso de dor.
Ouça em voz altaPausarComo explicamos acima, a cólica menstrual é esperada durante a TPM e o período menstrual. Sentir cólica sem estar menstruada pode ser indicativo de cólica intestinal ou até mesmo representar outros distúrbios relacionados ao sistema reprodutivo da mulher, como a endometriose e a presença de pólipos e miomas uterinos.
Ouça em voz altaPausarTambém chamada de dismenorréia, a cólica menstrual é caracterizada por dor no baixo ventre durante a menstruação, e pode vir acompanhada de náusea, diarréia, dor de cabeça e, em alguns casos, até desmaio.
Ouça em voz altaPausarA cólica menstrual ou dismenorreia é uma dor na região pélvica que aparece um pouco antes ou junto com a menstruação e pode variar de intensidade. Em alguns casos ela pode ser tão forte que incapacita as mulheres de seguir com suas rotinas, podendo causar até mesmo transtornos gastrointestinais e cefaleia.
Ouça em voz altaPausarPesquisadores avaliam níveis hormonais masculinos e buscam entender o fenômeno entre os homens. Irritabilidade, cansaço, aumento dos desejos, inchaço e cólicas. Parece que não são somente as mulheres que sofrem com os sinais da TPM (tensão pré-menstrual).
Ouça em voz altaPausarDores de cólica no abdômen inferior, lado esquerdo ou direito, podem ser causadas por espasmos nos músculos do cólon ou intestino grosso. Essas dores podem ser acompanhadas por distensão na barriga, flatulência e / ou mudanças nos movimentos intestinais normais.
Ouça em voz altaPausarSentir um leve desconforto antes ou durante a menstruação faz parte, agora, quando esse desconforto é muito intenso e frequente, ou seja, acontece todo mês, é preciso marcar uma consulta médica.