O diagnóstico do TDAH é realizado predominantemente através de uma minuciosa investigação clínica da história do paciente (Barkley, 1999), porém é possível e indicada a realização de um processo amplo, em que possam ser utilizados vários recursos instrumentais (entrevistas, escalas, testes psicológicos).
Para se ter um diagnóstico TDAH é preciso realizar alguns exames : avaliação neuropsicológica e o exame PAC ( processamento auditivo central) , estes exames poderão ser solicitados por médicos neurologistas ou psiquiatras.
É um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.
O que é TDAH? O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico caracterizado pela desatenção extrema, desorganização, comportamento impulsivo, inquietude, entre outros. Geralmente, os sintomas se manifestam antes dos sete anos.
O diagnóstico é inteiramente clínico, feito com base nos sintomas, da mesma maneira que outros problemas, como a síndrome do pânico e a depressão. Não é necessário exame de ressonância, eletroencefalograma ou qualquer outro que avalie características físicas.
Critérios diagnósticos do DSM-5 para TDAH Tem dificuldade de manter a atenção em tarefas na escola ou durante jogos. Não parece prestar atenção quando abordado diretamente. Não acompanha instruções e não completa tarefas. Tem dificuldade para organizar tarefas e atividades.
Os sintomas mais comuns em crianças com TDAH predominantemente hiperativo/impulsivo são ficar sempre mexendo pés e mãos, se contorcer quando estiver sentado, não conseguir ficar sentado por muito tempo (como em sala de aula, por exemplo), optar por não brincar em casos de atividades mais calmas, ficar falando por muito ...
O ideal é que seja iniciado por um médico neurologista (se for para jovens e adultos) ou neuropediatra (no caso de crianças) e este profissional fará o encaminhamento à outros profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, de acordo com os sintomas e aspectos individuais, históricos, sociais, familiares, ...
Basicamente, o TDAH é um transtorno neurobiológico que tem como principais características falta de atenção, agitação e impulsividade. Surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta.