O diagnóstico do dedo em gatilho é essencialmente clínico. Geralmente não são necessários meios auxiliares de diagnóstico, embora, em caso de dúvida, a ecografia (ou ultrassonografia) de partes moles ou ressonância magnética podem ser úteis para o diagnóstico.
Cirurgia de dedo em gatilho dura em media 15 minutos, mas o tempo de sala, sedação, anestesia, recuperação varia de 1-3 horas.
Imobilizar do dedo com fita presa em dedo adjacente nos primeiros dias. Aplicar gelo por 15 minutos a cada 4 a 6 horas e tomar paracetamol para a dor. Proteger os dedos por três a quatro semanas de movimentos repetitivos com as mãos, incluindo vibrações. Após três semanas, iniciar movimentos passivos de alongamento.
Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.
A artrose nas mãos e nos dedos, também chamada de osteoartrite ou osteoartrose, ocorre devido ao desgaste nas cartilagens das articulações, aumentando o atrito entre os ossos das mãos e dos dedos, o que leva a sintomas de dor e rigidez, dificultando a realização de movimentos simples e atividades do dia a dia.
Geralmente a cirurgia para liberação de dedo em gatilho não necessita repouso absoluto, e o paciente não fica imobilizado. Orientamos dobrar e esticar os dedos suavemente para evitar aderências. Esforços maiores, com peso, devem ser evitados até a complementa cicatrizaçao da pele (mais ou menos 2 semanas).