O psicopedagogo tem por função realizar o diagnóstico institucional para identificar problemas que estão interferindo no processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. ... Nesse caso, ele deve orientar o professor a fim de encontrar a melhor forma de ajudar a criança que apresenta dificuldade de aprendizagem.
Provas Projetivas Psicopedagógicas Consiste em avaliar através de produções gráficas e relato de histórias a partir dos desenhos os vínculos que o sujeito estabelece em três grandes domínios: escolar, familiar e consigo mesmo.
Dentre as funções do psicopedagogo junto ao trabalho com o portador de TDAH estão as estratégias para diminuir a hiperatividade e melhorar ou aumentar o tempo de concentração, estimular a auto-estima do aluno, evitando um comprometimento na sua aprendizagem, orientar o professor em como agir dentro da sala de aula, etc ...
A avaliação psicopedagógica se trata de uma investigação do caminho da aprendizagem com um paciente, seja ele estudante ou não. O propósito aqui é compreender a origem de qualquer dificuldade experimentada por esta pessoa no que diz respeito à aquisição de conhecimento.
O psicopedagogo conversa com os responsáveis pela criança em uma consulta individual. É neste momento que devem relatar preocupações e observações em relação ao filho. ... A partir das queixas dos pais e das observações pessoais do psicopedagogo durante os encontros com a criança, é possível chegar a um diagnóstico.
No âmbito da Psicopedagogia Institucional a atuação pode ocorrer nas escolas, nos hospitais e nas empresas, ampliando o foco e dirigindo a especificidade da ação; preventiva, terapêutica, de treinamento e grupal.
b) Anamnese e entrevista. RESPOSTA CORRETA Esse é o primeiro passo para a realização do projeto, pois é necessário conhecer as queixas sobre as dificuldades do aluno ou do grupo para decidir como proceder.
As intervenções e planejamentos interventivos podem se diferenciar de acordo com as características de cada indivíduo. O psicopedagogo clínico atende em um lugar específico, preparado especificamente para atender pessoas que estejam com problemas na aprendizagem e que precisam de uma ajuda especializada.
Com uma criança portadora de TDAH, o psicopedagogo deve trabalhar suas dificuldades (falta de atenção/concentração, impulsividade, hiperatividade) e suas questões emocionais (baixa auto-estima, baixa tolerância à frustração, ansiedade, entre outros), através dos jogos, trabalhos de leitura e escrita, trabalhos manuais ...
A Avaliação é feita por um Psicopedagogo Clínico, que para sua análise utiliza os seguintes recursos: entrevista com professor (quando for o caso), entrevista com pais (quando criança ou adolescente), sessões com o paciente onde acontecerão sessões de conversas livres e entrevistas estruturadas e aplicação de testes ...