Uma comunicação assertiva é direta e honesta, sem voltas ou meias palavras. Ela precisa ser direta ao ponto, mas isso não significa que precisa ser rude. Lembre-se que ser assertivo é diferente de ser agressivo ou passivo.
No comportamento assertivo, a pessoa diz sim quando quer dizer sim e diz não quando quer dizer não. Porém, a forma com que a comunicação é feita não agride, é feita para ser compreendida. A pessoa reconhece valor nas pessoas e se responsabiliza pelos seus comportamentos.
Como se comunicar melhor e ter uma comunicação assertiva no trabalho?
A pessoa com a comunicação assertiva tem a capacidade de perceber o momento certo de falar e a forma de expressar o que pensa. Isso faz com que o outro pare para ouvi-la com respeito e consideração, mesmo que pense de modo contrário. Uma pessoa atenta à comunicação tem mais responsabilidade sobre o que fala.
Além disso, a comunicação assertiva contribui para o poder de síntese e posicionamento dos seus argumentos, o que garante clareza na apresentação das suas ideias. Isso é fundamental para que as outras partes envolvidas na negociação entendam seu ponto e consigam dialogar para chegar a uma solução comum.
A comunicação assertiva é feita por meio de um modo de falar equilibrado entre um estilo imperativo e mais suave, para que o outro receba uma entonação firme e segura. Ao usar um tom de voz com uma impostação clara, aliada a uma fala sem rodeios e objetiva, não há como não prender a atenção do outro.
Evitação do olhar, fala vacilante, baixo volume de voz, postura corporal tensa e movimentos corporais nervosos ou inapropriados são comportamentos não verbais não assertivos comuns. O objetivo deste estilo de comportamento é apaziguar os demais e evitar conflitos a todo custo.
Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. É uma capacidade de se afirmar de maneira clara, objetiva e transparente, sem delongas. ... Quem assume suas posições com agressividade não é assertivo; é agressivo. A assertividade é uma postura decidida, mas não agressiva.
O comportamento passivo é o extremo oposto do comportamento agressivo. ... Pode ser desenvolvido em pessoas lideradas por profissionais muito agressivos ou em ambientes extremamente punitivos. A passividade surge como uma forma inadequada que a pessoa encontra para lidar e evitar as consequências dos conflitos.