Escolha alimentos fonte de carboidratos para a alimentação pré-treino. Alguns exemplos são: frutas, suco de frutas, frutas secas, pães, barra de cereais, macarrão, arroz e batata. Deixe para consumir os alimentos ricos em proteínas, como carnes, ovos, leite, iogurtes, entre outros, após os exercícios.
"Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia". Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado.
E a alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir bom desempenho em qualquer que seja a atividade física escolhida. Para isso, o cardápio de quem se exercita deve ser completo, equilibrado e balanceado, com todos os nutrientes que mantêm um corpo ativo funcionando adequadamente.
A importância da atividade física na perda de peso vai muito além da queima de calorias, pois repercute na saúde de forma global. Promove melhora na condição física e no funcionamento biológico, reduz o estresse, melhora o humor e diminui o risco de doenças cardiovasculares.
É importante ingerir alimentos ricos em proteína magra - com pouca gordura - após a prática de exercícios físicos. Esse nutriente favorece a recuperação dos músculos e a síntese proteica muscular - ou seja, auxilia no crescimento dos músculos.
Como mostram as especialistas, consumir comida de verdade, de maneira equilibrada durante toda a rotina e, também, antes e depois da prática da atividade física, é ainda o melhor negócio, seja para emagrecer ou fortalecer os músculos.
Deixar de comer determinados alimentos faz toda a diferença para quem quer emagrecer ou tonificar o corpo. Isso porque, se o organismo não adquire os nutrientes necessários depois do treino, ele não consegue recuperar a musculatura da forma correta, dificultando seus resultados.
Os alimentos possuem nutrientes que favorecem o funcionamento correto do organismo, ajudando na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Diante da falta de alguns nutrientes, o corpo pode sofrer graves consequências em virtude da interrupção de alguma atividade básica.
Qual a relação entre atividade física e qualidade de vida? A relação entre as atividades físicas e qualidade de vida é simples: hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de exercícios físicos, são essenciais para manter um bom funcionamento do organismo.