"Uma das técnicas para desentupir é a mãe amamentar de quatro apoios, deixando o peito para baixo. Ela deita o bebê na cama e leva o peito na boca do bebê pois assim facilita a drenagem do leite". A especialista diz que também é bom massagear a área que estiver endurecida e esvaziar bem essa mama.
O ducto entupido provoca nódulos localizados, sensíveis e dolorosos, com vermelhidão e calor na área envolvida, e em geral não vem acompanhado de febre. Frequentemente está acompanhando de um pontinho branco, às vezes imperceptível no mamilo, que pode ser muito doloroso na hora de amamentar.
Amamentar com o lado afetado primeiro e com frequência para ajudar a desimpedir o bloqueio, não excedendo as três horas entre amamentações, 8-12 vezes por dia. Massajar a área afetada antes e durante a amamentação; massajar a mama sob um chuveiro de água quente.
A ectasia do ducto mamário melhora sem tratamento. Se os sintomas são incómodos, no entanto, as opções de tratamento podem incluir: Antibióticos. O seu médico pode prescrever uma toma de antibióticos de 10 a 14 dias para o tratamento de qualquer infecção causada por ectasia do ducto mamário.
Para evitar um entupimento de ducto, é importante cuidar da mama ou seja, esvaziá-la bem durante a mamada e também evitar uso de cremes hidratantes ou óleos nos mamilos. Na dúvida, consulte sempre um especialista.
Como posso tratar os seios ingurgitados? O tratamento mais eficaz para o ingurgitamento mamário é um bebê faminto! Você deve tentar esvaziar os seios o máximo e com a maior frequência possível, para ajudar a manter o fluxo de leite. Por isso amamente por livre demanda, entre oito e 12 vezes a cada 24 horas.
Tradicionalmente, o tratamento do ingurgitamento mamário deve ser baseado na manutenção da amamentação e na ordenha manual sistemática para equilíbrio entre produção e consumo pela criança. Reforçam-se as mamadas frequentes e sob livre demanda, além de orientações à mãe a respeito da pega e sucção correta.