A mímica é uma forma de expressão na qual são utilizados gestos, movimentos corporais e mudanças de fisionomia muito expressivos sem a utilização da fala e conseguindo expor ideias e situações. Sua história começa no teatro da antiga Grécia e se prolonga até os dias de hoje.
adjetivo Que exprime alguma coisa por meio de gestos: linguagem mímica.
A palavra mímica vem de mímico, e esta provém, segundo o «Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa» de José Pedro Machado, «do grego mimikós, … ... Mímico significa, de acordo com o Dicionário da Porto Editora, «relativo à mímica; expresso por gestos; autor de mimos; artista teatral que emprega a mímica».
Sente as crianças em círculo e peça a uma criança para escolher um cartão (sussurre a palavra ao ouvido se a criança ainda não souber ler); De seguida a criança mima a ação perante os colegas, que terão de adivinhar o que está a fazer; O primeiro que adivinhar, será o próximo a fazer a mímica e assim sucessivamente.
A mímica é um jogo de adivinhações. Para brincar, alguém deve escolher uma palavra para que outra pessoa tente encenar com gestos até que alguém do grupo adivinhe, vale apostar em profissões, filmes, objetos etc., o importante é ser criativo e fazer o melhor para que descubram qual era sua palavra secreta.
O seguinte passo para fazer uma boa fantasia de mímico é fazer os detalhes do rosto....Vai precisar de:
É uma forma de expressão baseada em gestos e movimentos corporais e fisionômicos. Através da mímica uma pessoa pode passar idéias e pensamentos sem usar a fala, apenas fazendo sinais.
Etienne Decroux A mímica corporal dramática é uma técnica teatral criada pelo francês Etienne Decroux (1898-1991), voltada para a exploração da expressividade corporal do ator a partir de princípios e procedimentos teatrais.