Padrões para uma marcha normal já foram definidos e para uma população entre 18 e 45 anos de idade devem apresentar os seguintes parâmetros:
Ouça em voz altaPausarEficiência significa que há um mínimo de energia gasta durante a atividade. Qualquer desvio do mínimo pode acarretar padrão anormal de marcha. ... O aumento no deslocamento do centro de gravidade do corpo requer gasto energético maior, criando demanda metabólica aumentada.
Ouça em voz altaPausarÉ o tipo de marcha observado em pessoas com dificuldade na execução de movimentos devido à problemas neurológicos e lesões cerebrais. O caminhar apresenta a base alargada, com as pernas projetadas para frente e para os lados, com movimentos largos e imprecisos, com desequilíbrio e olhar voltado aos membros inferiores.
Ouça em voz altaPausar"O verso, Ele mete mala, eu meto marcha, é uma gíria que nós jovens usamos muito! Traduzindo, se a pessoa que a gente está afim fica se achando e fazendo pouco, deixamos de lado e partimos pra outra", conta a rapper.
Ouça em voz altaPausarÉ o período de tempo em que o pé não está em contato com o solo. Essas duas fases compreendem a chamada "análise da marcha", que é a descrição da sequência dos eventos realizados em cada etapa. Na marcha patológica, alguns dos princípios encontrados na situação normal da marcha são comprometidos.
Ouça em voz altaPausarO ciclo da marcha é dividido em 2 FASES: FASE DE APOIO e FASE DE BALANÇO (OSCILAÇÃO). A fase de apoio corresponde a 60-65% do ciclo da marcha e a fase de oscilação a 35-40% do ciclo.
Ouça em voz altaPausarO paciente hemiparético é aquele onde após o Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Acidente Vascular Cerebral (AVC) teve a sua marcha afetada causando uma redução ou imobilidade.