Em geral, nos cartões físicos dos bancos, os números que se referem à agência são localizados na parte frontal do cartão. Para encontrar o dígito verificador, basta procurá-lo logo após o número da agência (normalmente com 4 números).
Para facilitar a identificação, pegue um cartão da Caixa e compare-o com o da imagem a seguir. Repare que há uma indicação explicativa de todos os números. O dígito da agência é o que aparece logo após o traço. Nesse caso, o número zero, ilustrado na imagem a seguir.
De acordo com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, não há diferença significativa entre agência e posto de atendimento, que mantém a estrutura física e todos os serviços já prestados. Também não há mudanças no atendimento.
O número da agência, que expõe a qual filial da Caixa o cliente está vinculado, é o primeiro conjunto de 4 números que será encontrado nos cartões, na última linha inscrita no plástico, logo abaixo do nome do titular.
Banco do Brasil: os dados de agência e conta estão localizados na parte frontal do cartão, logo abaixo do nome do titular da conta. Os quatro primeiros algarismos são os da agência, seguido pelo seu dígito verificador após o hífen (que não deve ser informado).
Qual o DV na conta da Caixa? O DV é abreviação para Digito Verificador. Sua função é garantir que o número correspondente a uma agência ou conta é realmente válido. Nos cartões da Caixa Econômica Federal, o DV sempre é encontrado logo após o número da conta e fica separado por um hífen.
Você já viu a expressão zero à esquerda empregada para qualificar alguém como uma nulidade? A origem dela está na matemática, em que o zero à esquerda de um número não tem nenhum valor.