O ideal é que esse cacto seja mantido em meia sombra, mas com boa luminosidade e uma boa ventilação. Você até pode dar banhos de sol no mesmo, para um melhor desenvolvimento. Apenas evite que fica em um sol extremamente quente e evite que o mesmo pegue geada.
O Cacto Bola é uma planta que se propaga através da dispersão das sementes geradas pela própria planta. Esse tipo de reprodução consiste em colocar as sementes em covas feitas em locais apropriados para o cultivo e tomar os cuidados exigidos pela espécie vegetal (temperatura, irrigação, solo e etc.)
As flores costumam aparecer após dois anos de cultivo e despontam nas pontas das estruturas do cacto. As flores contam com uma bela mistura de amarelo e laranja. Há espécies em que a dobradinha de floradas coloridas e espinhos vistosos que chama a atenção.
Aparecida, cactos normalmente precisam de muitas horas de sol direto para produzir flores - só com claridade eles não costumam florescer. Caso seu vaso esteja dentro de casa, vá aos poucos colocando a planta num local de sol pleno, um pouquinho por semana.
3 dias Sob o sol. A primeira coisa a levar em consideração é que os cactos, do grupo das suculentas, gostam de lugares ensolarados. "Como são plantas de deserto, apenas a claridade intensa não é suficiente. O ideal são pelo menos 2 a 3 dias de sol por semana", aconselha Roger.
Como todo ser vivo é adaptável, os cactos possuem a capacidade de armazenar água nas suas folhas, caule e raiz e resistir a longos períodos de estiagem. Isso significa que este tipo de planta precisa de sol e não tolera o excesso de água.
Retire uma estaca (galhinho pequeno) com uma tesoura de poda ou folhinhas bem desenvolvidas e sem danos (devem ser retiradas com as mãos). Deixe cicatrizar 2 dias. Daí é só plantar normalmente, só retire as folhas baixeiras do galhinho.
Para remover a muda de um cacto globuloso, retire um bebê da planta original. Então, tome cuidado para não causar ferimentos durante esse corte. Deixe o cacto-bebê cicatrizar por dois dias, no mínimo. Com a cicatrização concluída, coloque a muda sobre o mesmo substrato preparado para suculentas.
As flores costumam ser muito cheirosas! Com certeza o mais conhecido é o Mandacaru. Temos também o mandacaru brasileirinho, manchado de amarelo e o cacto parafuso, que são também da mesma família. Suas flores são enormes e também abre a noite.
Mandacaru – Cereus Jamacaru Muito utilizada para a restauração de solos degradados, o Mandacaru serve também como cerca de natural e alimento para os animais. Sua flores são brancas e desabrocham durante à noite, murchando com o nascer do sol.