A ideia do tanque é simular às condições ambientais em que um siri vive. Para isso, a base deve ser forrada com areia, cascalho ou um substrato com que a espécie se adéque facilmente. O material deve ser colocado até atingir cerca de 10 cm de altura do tanque, já que o siri gosta de escavar.
Os siris são crustáceos considerados generalistas ou mesmo oportunistas, o que quer dizer que não possuem uma preferência por alimentos. Geralmente, incluem-se, em sua dieta, crustáceos de menor tamanho, moluscos e uma infinidade de outras espécies, geralmente mortas ou em estágio de decomposição.
O caranguejo tem hábitos noturnos e se alimenta principalmente de bivalves, traíras e detritos orgânicos.
Podem ser herbívoros, que se alimentam de algas ou folhas, como o caranguejo uçá ou o guaiamum, e também há as espécies carnívoras, que adotam estratégias de caça para pegar presas, como pequenos invertebrados e outros peixes.
Sua dieta é composta de outros crustáceos – menores -, moluscos e outras espécies, como peixes, especialmente mortos, com a carne já em decomposição.
Geralmente, caranguejos se reproduzem de maneira sexuada. Algumas fêmeas desse grupo liberam sinais químicos na água para atrair os machos, que disputam quem é o mais forte, num processo denominado corte. As fêmeas produzem facilmente entre 3 mil ovos.
Os ovos ficam presos ao corpo da fêmea até eclodirem. No caso do siri-azul, isso significa carregar até cerca de 2 milhões de ovos a cada vez. Uma fêmea de caranguejo com os ovos presos à barriga. Embora alguns filhotes saiam do ovo já com a aparência de pequenos adultos, com a maioria isso não acontece.
O siri-azul, já citado anteriormente, chega aos 10 anos de idade. Já um indivíduo de origem japonesa vive entre anos.
O maria-farinha é um crustáceo da família dos caranguejos. ... A frequência deste crustáceo indica que a praia é limpa e totalmente despoluída. Aproveite! O maria-farinha também é conhecido pelos nomes de caranguejo-fantasma, espia-maré, caranguejo-da-areia, siri-branco ou caranguejo-branco-da-areia.
Apesar de possuirem 10 pés, os siris usam apenas quatro pares para se locomover. O par restante tem a forma de pinças, com as quais o animal se defende e prende os alimentos para levá-los à boca.