A Igreja é o Corpo de Cristo. É preciso entender que quando celebramos a ceia, comemos do pão e bebemos do cálice, fazemos parte do Corpo. A Igreja não é simplesmente o que muitas vezes é pregado, que ela é o templo ou prédio onde se reúnem os irmãos. Não existe nada mais belo sobre a face da terra do que a Igreja.
"Nos oráculos dos profetas, de fato, o nome de esposo dava-se àquele que viria restaurar Israel; por isso, atribuindo-se esse título, Jesus deixa entender que Ele realiza o que fora dito a respeito da ação divina. O Esposo é Ele"3.
Ser noiva exige todo um preparo espiritual e mental. Não é simplesmente entrar em um vestido e ir para o altar. O papel da noiva é segurar toda a barra nos anos que ainda virão. Ela será toda a estrutura do casamento, e ao noivo "chefão de família" -SIM, é ela quem manda!
A igreja é a noiva de Cristo. Com frequência a relação entre Cristo e sua igreja é comparada a um noivado ou casamento.
A Igreja é "o povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da Terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela fé e pelo Batismo, se tornam filhos de Deus, membros do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo".
Em Hebreus, capítulo 10, verso 25, diz assim: "Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Estar no culto é cumprir o que Senhor nos ordenou: congregar. ... Cada reunião da igreja é uma expressão de culto, de adoração.
O amor esponsal é visto na teologia do corpo em João Paulo II como uma participação no amor de Deus. ... O significado do amor, com isso, é a comunhão de pessoas cujo amor manifesta a pessoa como ser inalienável. O amor, assim, ratifica e expande a pessoa como imagem e semelhança de Deus.
25 Vós, maridos, aamai a vossa própria mulher, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, ... Quem ama a sua própria amulher, ama-se a si mesmo.