Criação do Identificador Nacional de Equipe (INE) Para criar um código INE para a equipe, o gestor deverá acessar a área restrita do site do CNES, onde o gestor deverá logar com seu usuário e senha para acessar o menu "Gestão CNES/Cadastros/Numeração Equipes".
A partir de janeiro de 2020, o pagamento das equipes e serviços da Atenção Primária será pelo Identificador Nacional de Equipes (INE) e pelo Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O código do INE funciona como o CPF de cada equipe.
PRIMEIRO PASSO: Acessar o site do CNES e Clicar em "Consultas". SEGUNDO PASSO: Clicar em "Estabelecimentos". TERCEIRO PASSO: Clicar em "Identificação". QUARTO PASSO: Após clicar em "identificação", uma consulta por estabelecimento poderá ser feita.
INE* Código Identificador Nacional de Equipes (INE) no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) do Ministério da Saúde, onde o profissional está lotado, seja equipes Saúde da Família, Nasf, CnR, etc. Este campo não é obrigatório para profissionais que não estão vinculados a equipes.
Primeiro, acesse o portal do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e clique em Consultas. No menu, escolha Estabelecimentos e selecione o tipo de unidade de saúde que você procura. Preencha os dados sobre o estado e a cidade onde se localiza o estabelecimento para ter acesso às informações.
Basta o preenchimento do CPF do profissional, e clicar em "Obter CNS", que o sistema trará automaticamente (através de webservice) o código do CNS e o Nome do Profissional cadastrados no Sistema de Cadastramento de usuários do SUS (CADSUS).
As equipes homologadas, ou seja, as que criaram o INE de eSB e que estão credenciadas pelo Ministério da Saúde receberão custeio mensal apenas com o cadastro correto no sistema de informação dos profissionais que atuam na eSB, bem como o envio de informação desses profissionais para a base federal.
Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
O processo de solicitação de credenciamento de Equipes de Atenção Primária (eAP) é on-line. O pedido da eAP com ou sem equipe de Saúde Bucal deve ser feito pelo o e-Gestor AB, a plataforma que concentra vários sistemas da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (Saps/MS).
Para inserir um novo profissional no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o usuário deve acessar, no sistema, o módulo "Cadastro→ Profissionais".