Para isso, é necessário acessar a plataforma digital no endereço www.cidadania.gov.br/auxilio. Caso você acesse o site de consulta, veja o resultado "inelegível" e queria contestar este resultado, basta clicar sobre o botão "Contestar".
Os cidadãos que tiveram o Auxílio Emergencial 2021 negado por razões que sejam possíveis de reanalisar a partir de bases de dados mensais atualizáveis da Dataprev podem entrar com pedido de contestação. A contestação automática deve ser feita por meio do site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/.
Se você tiver qualquer dúvida ou reclamação sobre o auxílio emergencial, basta ligar para 121 ou acessar a Ouvidoria do Ministério da Cidadania, na internet: cidadania.gov.br.
Se na tela aparecer a mensagem "Usuário não processado", significa que o cidadão não faz parte do público a ser analisado para o auxílio emergencial 2021, pois não se enquadrou nos critérios de seleção ao processamento para verificação de elegibilidade, definidos pelo Ministério da Cidadania, órgão gestor do benefício.
Após ingressar com os dados de identificação e clicar na aba correspondente ao Auxílio Emergencial 2021, a pessoa deve verificar a situação das parcelas, depois clicar no ícone de "informação" para exibir o detalhamento do motivo do cancelamento. Após esse processo, o requerente deve clicar no botão: "contestar".
Se o sistema não te dá a opção de contestação é porque o Governo Federal indeferiu definitivamente o seu benefício. Ou seja, na análise mensal, foi detectado que você não se encaixa mais nos critérios para o programa.
Deste modo, quem teve o benefício negado neste último lote, divulgado no dia 12 de abril, deve contestar o benefício em até dez dias. Já para os beneficiários do programa Bolsa Família que também não foram considerados elegíveis para receber o auxílio, o prazo para contestação vai até o dia 1º de maio.
Quem teve negado o pedido do auxílio emergencial 2021 pode contestar e recorrer pelo site da Dataprev. O prazo para isso, no entanto, varia conforme a data em que a pessoa teve a resposta do governo. No momento, é possível contestar a negativa se você teve resposta a seu pedido no sábado passado (10).
Para consultar se você foi aprovado para receber o benefício basta acessar o site da Dataprev, o mesmo portal que os beneficiários já utilizavam para saber a situação do benefício em 2021. Na tela inicial insira os dados solicitados para ter acesso ao resultado e então o resultado aparecerá na tela do beneficiário.
A consulta pode ser feita no site da Dataprev , estatal responsável por processar o cadastro do benefício, bastando informar nome completo, data de nascimento, CPF e nome da mãe. A verificação também pode ser feita no site auxilio.caixa.gov.br e no telefone 111, da Caixa Econômica Federal.