Como contabilizar provisão de INSS sobre férias?

Como contabilizar provisão de INSS sobre férias?

O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.

Como contabilizar as férias?

O cálculo da folha normal considera as verbas de férias proporcionais a quantidade de dias que elas abrangem o período corrente, que no exemplo são 20 dias: Envelope no mês: Salário = 3.000,00+ DB-Despesa Salário CR-Salários. Férias Normais = 6.000,00+ DB-Despesa Férias CR-Salários.

Como fazer uma planilha de provisão de férias?

Veja como fazer o cálculo da provisão de férias: 1 – Consulte o valor da última remuneração do empregado (salário + variáveis, como comissões e horas extras); 2 – Divida esse valor por 30 (consideramos este como padrão, mas é importante lembrar que algumas empresas optam por considerar os dias do mês);

Como se faz uma provisão?

Se você deseja realizar um provisionamento, é importante seguir três condições fundamentais para que o procedimento funcione:

  • precisa ser uma obrigação como resultado de um evento passado;
  • deve existir uma saída de recursos para que a provisão seja liquidada;
  • a estimativa do valor deve ser feita com confiabilidade.
  • Como contabilizar a provisão do 13º salário?

    Contabilização da 1ª parcela O pagamento da primeira metade do 13º salário caracteriza-se como adiantamento da gratificação. O valor pago será registrado a débito de conta transitória do Ativo Circulante, normalmente denominada "Adiantamento de 13º Salário", ou baixado diretamente à conta de provisão.

    Qual a alíquota de desconto do INSS para as férias?

    • Para que possa tirar qualquer dúvida do colaborador, faça a prova do cálculo sem as férias e verá que o valor do líquido será o mesmo: Obs.: 1 – A alíquota de desconto do INSS de 9,00% devido às férias recebidas no mês. Veja que o líquido foi o mesmo!!!

    Qual a contabilidade da provisão de férias?

    • Contabilização da provisão de férias. Em regra, levando-se em conta as obrigações fiscais, se uma empresa apura os seus resultados trimestralmente - seja por meio de balanços ou balancetes -, o registro das despesas com férias e seus respectivos encargos sociais pode ser feita trimestral ou mensalmente.

    Quais são os valores da provisão de férias?

    • A provisão de férias simula os valores a serem pagos de férias e médias, que serão baixados da provisão sempre que recibos forem calculados ou na quitação por conta de uma rescisão. A média de horas extras da remuneração, pode estar no sindicato, indicada para buscar no período aquisitivo de férias ou se nas últimas competências.

    Como calcular a provisão de férias?

    • Entenda como calcular A Provisão de férias é uma estimativa de gastos com as férias dos empregados.