Quando começar a construir o galinheiro, faça o poleiro em lugares altos, para gerar espaço. E cuide para não colocar o ninho embaixo do poleiro, tornando-o alvo de fezes, respeite a altura mínima de, no mínimo 60 centímetros do solo para posicioná-lo.
O que eu posso colocar no chão do meu galinheiro?
O galinheiro deve ter uma boa ventilação; Possuir uma pequena porta; O galinheiro deve ser constituído por ninhos e poleiros; ... Nota: regra geral, quanto mais espaço tiver o galinheiro, melhor, uma vez que permite que as galinhas se movam com facilidade e, assim, exercitem os músculos e melhorem sua saúde geral.
O ambiente ideal para abrigar as galinhas deve contar com pelo menos meio metro quadrado de pasto. O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado.
As galinhas precisam de um espaço adequado para ciscarem fora da gaiola. Ofereça-lhes um local cercado para que elas tomem bastante sol e façam exercícios. Caso seu quintal seja pequeno, crie apenas uma ou duas galinhas. Cada galinha precisa de pelo menos 0,5 m² no terreiro.
Armadilhas montadas em pontos estratégicos ajudam a capturar os animais, que devem em seguida ser encaminhados a alguma entidade responsável. Assegure proteção às aves instalando uma cerca com tela alta, medida preventiva mais voltada para os lagartos, pois os gambás têm capacidade para escalar.
As recomendações para piso de aviários considerando o contexto sanidade, manejo e conforto térmico é o de concreto. No entanto, a maioria dos produtores não vem adotando esse tipo de piso em função do alto custo de implantação, preferindo o piso de chão batido.
O chão de terra batida é vantajoso para as galinhas, uma vez que ele possibilita que elam biquem e cisquem o solo. Por outro lado, predadores podem entrar no galinheiro com mais facilidade.
Cave uma trincheira de 30 cm de profundidade em torno do galinheiro e enterre tela de arame nela para evitar que predadores cavem para dentro. Cubra a tela de arame com terra.
O viveiro deve ser totalmente desinfetado com cloro puro ou creolina pura e, se possível, fazer vassoura de fogo em todas as instalações, pois os piolhos também se alojam em frestas de madeira, na palha dos ninhos, entre outros espaços. Desmanche e queime os ninhos, colocando no lugar palha nova e bem seca.