O primeiro passo é limpar as mãos com a oshibori, a toalha de mão úmida (fria ou quente), que a maioria dos restaurantes japoneses fornece antes da refeição. 2. Coloque um pouco de shoyu no pote destinado para isso. Não encha o pote, para evitar de mergulhar os sushis no molho.
A bebida mais tradicional para acompanhar o sushi é um bom chá verde (banchá). E o ideal é utilizar um chá de alta qualidade (importado e mais caro) e seu preparo tem de ser uma infusão em água – também de boa qualidade – a uma temperatura entre 80 e 90 graus (antes da fervura).
Seja em pasta ou em pó, o wasabi é um ingrediente pode acompanhar – e ser misturado com – estilos variados de pratos, como:
Se comer o sushi com hashi, vire o sushi de lado, o segure de forma que um palito do hashi encoste no arroz e o outro no peixe, e, de novo, só molhe a ponta do peixe no shooyu. Com o sashimi, a mesma coisa: segurando a fatia de peixe com o hashi, molhe apenas sua ponta.
Para isso, basta colocar um palitinho sobre o peixe e o outro sobre o fundo do sushi. Aí é só dar uma leve virada com a mão para molhar apenas o peixinho e voilà: um sushi inteiro e temperadinho com shoyu na medida certa!
Passo a passo
De modo geral, os vinhos brancos, rosés e espumantes são os mais indicados para acompanhar os pratos da culinária japonesa, cujos sabores são delicados. Quanto mais leve for a comida, mais leve deve ser o vinho - e não o contrário. Os sabores da comida devem ser acentuados e não sobrepostos pela bebida.
Se você perguntar a um enólogo, enófilo ou sommelier que vinho combina com sushi, eles certamente responderão: os brancos, em especial os leves de acidez elevada. Não tem erro harmonizar a culinária japonesa com rótulos Sauvignon Blanc e Pinot Grigio. Os vinhos verdes portugueses também caem muito bem.
O gengibre deve ser comido antes do sushi, e de vez em quando durante a refeição, porque limpa a boca e abre o paladar para os sabores que a gente vai experimentar. A raiz forte já foi colocada pelo chef durante a preparação. Não precisa mais.
Os sushis não devem demorar a ser consumidos. Na hora de armazenar os sushis, eles ficam melhor se embalados em embalagem a vácuo, mas como são poucas pessoas que possuem uma maquina dessas em casa, coloque em um pote com tampa, e leve a geladeira, consuma em no máximo 3 dias.