Os sinais e sintomas do câncer de boca e orofaringe podem incluir:
Os sintomas mais comuns são edemas na mucosa, que resultam em obstruções nasais, coriza, sequência de espirros (espirros em salva), além de coceira no nariz, na garganta, no céu-da-boca e nos olhos. Uma sensação de dormência em toda essa região (olhos, nariz e boca) também é uma das possibilidades.
Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50% (porcentagem de pacientes que vivem pelo menos 5 anos após o diagnóstico da doença).
A boca tem vários tipos diferentes de células e, por isso, pode ser atingida por diversos tipos de câncer. Porém, os locais em que os tumores aparecem com maior frequência são a língua e o lábio, principalmente o inferior, e o tipo mais comum é o chamado carcinoma espinocelular (ou epidermoide).
É um dos nomes do "palato", que é o teto da boca que tem como função separar a cavidade oral e nasal. As consoantes palatais são formadas quando uma parte da língua toca o céu da boca e obstrui a passagem do ar.
O que fazer: o tratamento consiste na administração de anti-histamínicos como a loratadina ou cetirizina, ou corticóides como a prednisolona, mas em caso de reação grave, pode não ser suficiente e por isso deve-se ir imediatamente a urgência, porque a alergia pode evoluir para um choque anafilático.
O tratamento é feito de acordo com o grau da queimadura. Normalmente, é indicado a aplicação de corticoides ou anestésicos tópicos, de acordo com a prescrição médica. Além disso, há também a opção de auxílio terapêutico através da laserterapia infravermelha de baixa potência.
Quando a doença é diagnosticada no início e tratada de maneira adequada, 80% dos casos chegam à cura. Fica claro diante desse cenário que a grande questão em torno do câncer de boca é a prevenção.
Os dados abaixo estão baseados em pacientes diagnosticados com câncer de boca e orofaringe entre 20. Para os cânceres de gengiva e outras partes da boca, a sobrevida relativa é de 59%, mas a taxa de sobrevida por estágio não está disponível.