Em termos práticos, costuma-se classificar os indivíduos em três níveis de risco – baixo, moderado e alto – para o desenvolvimento de eventos cardiovasculares maiores. Os eventos tradicionalmente computados incluem morte por causa vascular, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
Risco cardiovascular é a probabilidade que uma pessoa tem de vir a apresentar uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos.
O hipertenso de baixo risco cardiovascular (CV) equivale ao indivíduo estágio I sem nenhum fator de risco associado. Representa um estrato frequente no cenário da doença hipertensiva e muitas vezes subestimado em relação ao tratamento e controle adequado dos níveis pressóricos.
Hipertensão arterial e sedentarismo foram os fatores de risco mais freqüentes, encontrados em mais de 85% dos trabalhadores com risco cardiovascular elevado, daí a importância da avaliação médica regular mesmo em assintomáticos e a necessidade de enfatizarem-se os benefícios da atividade física.
A estratificação do risco cardiovascular do hipertenso vai além da mera adequação dos níveis pressóricos, baseando- -se também nos fatores de risco associados; sendo essa uma maneira de calcular o risco cardiovascular global e projetar o risco de um indivíduo ao longo do tempo, com vistas à redução da mortalidade por ...
Para a estratificação do risco cardiovascular, é necessário pesquisar a presença dos fatores de risco, das doenças cardiovasculares e das lesões em órgão-alvo, conforme mostra o Quadro 8.
É simples. Em primeiro lugar, some os pontos de cada resposta para as perguntas da tabela logo abaixo. Com o resultado em mãos, vá para a próxima tabela e descubra seu risco cardiovascular....O risco cardiovascular em homens.Resultado finalRisco cardiovascular nos próximos dez anos01,6%11,9%22,3%32,8%
A gravidez é dita de Baixo Risco quando não é necessário aplicar intervenções de maior complexidade, e quando a morbidade e mortalidade materna e perinatal são menores do que as da população geral.
A prevenção baseada no conceito de risco cardiovascular global significa que os esforços para a prevenção de novos eventos cardiovasculares serão orientados, não de maneira independente pelos riscos da elevação de fatores isolados como a pressão arterial ou o colesterol, mas pelo resultado da soma dos riscos imposta ...