1984, de George Orwell O'Brien, hierarca do Partido, é quem explica a Winston que 'só nos interessa o poder em si. Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade - só o poder pelo poder, poder puro. ' Contexto em que pode ser usado: O livro conta a história de um mundo dominado por ditadores.
A história se passa no ano de 1984, em um futuro distópico onde o Estado impõe um regime extremamente totalitário para a sociedade, através da vigilância do Grande Irmão, imposta pelo partido (Ingsoc), onde ninguém escapa do seu poder.
Uma das principais reflexões de 1984 é como a manipulação pública pode ser perigosa, criminosa e opressora. Em resumo, como o totalitarismo pode afetar toda uma população e como essa população pode ser passiva a esses tipos de manobras. Uma obra do século passado que fala muito sobre os nossos tempos.
1984 A obra-prima O livro por que George Orwell é mais conhecido permanece de leitura obrigatória nas escolas americanas. Intitulado 1984 – publicado pela primeira vez em 1949 –, é uma distopia situada num regime totalitário e repressivo que distorce a realidade de modo a controlar o povo.
Sinopse: "A antes América do Norte, agora formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pelo Presidente Snow. Uma das formas com que a Capital demonstra seu poder é pelos 'Jogos Vorazes', competição anual em que um garoto e uma garota de cada distrito são selecionados a lutar até a morte.
Todos os títulos de obras (livros, filmes, músicas, etc.) devem vir entre aspas. Por fim, tenha o hábito de ler redações exemplares, pois elas te mostrarão diversas formas de encaixar boas referências no texto, além de servir como inspiração.
Em "1984", quase todos os ambientes contavam com um dispositivo chamado "teletela", que nada mais era do que uma espécie de TV que, de um lado, enviava imagens de propaganda para quem estava assistindo a ela e, de outro, servia como um instrumento de espionagem, captando tudo aquilo que a audiência estava fazendo.
Final do livro e transformação do protagonista Smith passa, assim, a ser um cidadão exemplar, cumprindo acriticamente todas as ordens e regras. No final, quando olha a imagem do Grande Irmão, percebemos a sua fé no poder daquele sistema: a lavagem cerebral foi bem sucedida.
A clássica obra do autor inglês George Orwell narra a jornada de um grupo de animais que decide se rebelar contra o dono da fazendo, o Sr. Jones, e com a exploração dos humanos. É uma alegoria e uma sátira sobre o totalitarismo, mais especificamente com os rumos que tomados pela Revolução Russa, de 1917.
Lestásia - o menor império, governa países orientais como China, Japão, Coreia, parte da Índia e algumas nações vizinhas.