A fórmula para calcular honorários médicos pela CBHPM é bem simples: Porte do procedimento + custo operacional (quando houver previsão) = valor total.
A Terminologia Unificada de a Saúde Suplementar (TUSS) padroniza os códigos e as nomenclaturas no padrão CBHPM, não fazendo qualquer referência a valores e tem por objetivo estabelecer um padrão nacional de comunicação entre os prestadores, as operadoras e a própria ANS.
A Unidade de Custo Operacional (UCO) foi adotada para o cálculo dos custos, incorporando depreciação de equipamentos, manutenção, mobiliário, imóvel, aluguéis, folha de pagamento e outras despesas relacionadas aos procedimentos.
CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos – SBACV – Regional São Paulo.
Nesse caso, é necessário acessar o site da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e pesquisar o registro TUSS nas tabelas 19 (para materiais) e 20 (para medicamentos), através do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A Tabela Nacional Unimed de Materiais e Medicamentos (TNUMM) foi criada em 2007, e a sua primeira versão foi implantada no Sistema Unimed em 2009. ... Também é resultado de consulta a diferentes bibliografias na área de gestão e padronização de materiais e medicamentos.
Unidade Coronariana e Semi-intensiva Cardiológica Trata-se de uma unidade de terapia semi-intensiva cardiológica, onde são tratados pacientes com doenças cardíacas agudas ou descompensação aguda de cardiopatia crônica.
No site da ANS é possível consultar a Tabela TUSS, onde há a indicação de todos os códigos e nomenclaturas dos procedimentos médicos atualizados.