Como calcular o ROE O ROE, assim como o ROA e o ROI, também é um importante indicador econômico financeiro de rentabilidade, podendo ser expresso no seguinte cálculo: ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100.
Também chamado de PL, é o valor do capital próprio de uma empresa. É a diferença entre seus ativos (propriedades e aplicações financeiras) e passivos (contas a pagar). O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) mostra, portanto, quanto uma empresa gera de valor a partir dos recursos seus e de seus acionistas.
O ROE é uma métrica usada tanto por administradores de empresas quanto por gestores de investimentos. O método propõe uma fórmula que nos permite calcular a relação percentual entre o patrimônio acumulado e o valor gerado em lucro.
Se tanto o lucro quanto o patrimônio estiverem no negativo, o cálculo do ROE será positivo, embora a situação da empresa seja possivelmente desesperadora. Se apenas o patrimônio estiver negativo e o lucro positivo, o ROE será negativo.
Existe uma fórmula simples para o cálculo do ROI. Você deve subtrair a receita gerada por aquele investimento pelo custo do investimento. Em seguida, dividir o resultado pelo custo de investimento e, por fim, multiplicar por cem. Chegando, assim, à porcentagem de retorno sobre aquela ação.
2) O retorno sobre o patrimônio líquido também pode ser calculado pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido médio. Este é calculado pela soma do patrimônio líquido no início e no final de um período e dividido o resultado por dois.
O ROA (Retorno sobre o Ativo) é um índice de rentabilidade que tem como objetivo medir os lucros da empresa com base nos ativos. Ele é capaz não só de dar uma visão concreta sobre os ativos, mas também sobre o poder de retorno que eles têm.
Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.
Caso o ROE seja negativo, indica que a companhia é consumidora de caixa. Atualmente, um número considerado bom para o return on equity é 15% ao ano. Dizer que uma tem o ROE de 15% ao ano, em outras palavras, significa que ela gera 15 centavos de novos ativos para cada real investido originalmente pelos acionistas.
Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) é calculado pela divisão do lucro líquido pelo patrimônio líquido de uma empresa. Ou seja, ele serve para medir o retorno total em lucro líquido gerado em relação ao patrimônio líquido (diferença entre ativo e passivo).