Relação entre velocidade angular e velocidade linear Para isso, é preciso entender que, em um giro completo, o espaço percorrido corresponde ao comprimento da circunferência (c = 2. π. R) e que o tempo gasto para uma volta completa é justamente o período (T) do movimento.
O movimento circular é resultado da aplicação de uma força centrípeta perpendicular à direção da velocidade de um corpo que se move com velocidade constante ou variável. ... Esse movimento pode ser uniforme, caso a velocidade de rotação seja constante, ou variado, caso sua velocidade sofra variações ao longo do tempo.
Força centrípeta é a força resultante que atua sobre um corpo e descreve um movimento em trajetória circular. É responsável por alterar a direção da velocidade do corpo e, além disso, aponta sempre para o centro das curvas, de modo que o ângulo formado entre essa força e o vetor velocidade seja sempre de 90º.
FORÇA CENTRÍPETA Quando uma partícula descreve um movimento circular uniforme, a resultante das forças que atuam sobre ela aponta para o centro da trajetória. Por esse motivo, a resultante das forças no movimento circular uniforme é denominada força centrípeta.
Um objeto que executa movimento circular com frequência de 60 Hz, por exemplo, completa 60 rotações a cada segundo. A transformação entre as unidades Hz e r.p.m é feita pela multiplicação ou divisão dos valores por 60, pois 1 minuto corresponde a 60 s.
No caso de um corpo preso a uma mola podemos demonstrar como calcular o período do movimento.
O movimento circular uniforme (MCU) ocorre quando um corpo descreve uma trajetória curvilínea com velocidade constante. Por exemplo, as pás do ventilador, as lâminas do liquidificador, a roda gigante no parque de diversões e as rodas dos carros.
MCU e MCUV são movimentos circulares, entretanto, no MCU, a velocidade angular é constante e não há aceleração angular. Já no MCUV, a velocidade angular é variável, em razão de uma aceleração angular constante. ... O movimento circular uniformemente variado é caracterizado por uma aceleração angular.
Essa grandeza é definida pela seguinte equação: A aceleração centrípeta resulta da razão do quadrado da velocidade (V) de um corpo pelo raio (R) da trajetória circular executada.