Além disso, já que é também difícil encontrar trechos de estrada onde você pode pedalar continuamente por 60 minutos com potência constante, a maneira mais fácil de calcular o FTP é testar a sua melhor potência média por 20 minutos e depois subtrair 5%.
A sigla FTP se refere ao limiar funcional de potência (do inglês Functional Threshold Power). Esse índice pode ser aferido com o auxílio de um medidor de potência instalado na bicicleta e que corresponde ao esforço máximo que o ciclista consegue sustentar em um intervalo de 1 hora.
Classificações de FTPHomensWatts por quilograma (W/kg)ExcelenteEntre 3,93 e 5,04BomEntre 2,79 e 3,92SatisfatórioEntre 2,23 e 2,78Sem treinoInferior a 2,23Mais 1 linha
2. Divida seu treino em sessões
Divida os watts que você coloca no potenciômetro por seus quilos e você obterá sua relação peso/potência.
O Strava analisa a sua Potência média ponderada para cada pedalada e a compara ao seu Limiar funcional de potência (FTP). Por exemplo, se sua potência média ponderada for 227 W e o seu FTP 280 W, então a sua intensidade estaria em 81%.
FTP significa Protocolo de Transferência de Arquivo (do inglês, File Transfer Protocol).
Faça 3 × 10 minutos em 91-95% do seu FTP e recupere por 5 minutos entre cada intervalo com um giro fácil. Termine seu treino com 30 minutos em sua zona de resistência e mantenha sua cadência alta. Durante a última semana antes da semana de recuperação, faça 4 × 10 minutos para obter 40 minutos de trabalho FTP.
A sigla se refere ao limiar funcional de potência (do inglês functional threshold power), índice que pode ser aferido com o auxílio de um medidor de potência instalado na bicicleta e que corresponde ao esforço máximo que se consegue sustentar no pedal durante 1 hora.
Os dados desde então não deixam margem para dúvidas: um ciclista profissional pode movimentar 6 watts por quilo; você provavelmente coloca entre 3 e 4 watts quando pedala. Além disso, eles podem fazê-lo em pedais muito mais longos e não apenas em um trecho ou para perseguir um KOM.