Para pastagens subdivididas, como é o caso daquelas manejadas sob lotação rotativa, ou para pastagens manejadas sob lotação contínua em diferentes glebas, o estoque de forragem deve ser calculado como o somatório dos produtos entre a massa média de forragem pela área de cada piquete.
Taxa de acúmulo representa quantos quilogramas de forragem são acumulados diariamente pela forragem. Ou seja, é a produção/crescimento do capim, normalmente em quilos de matéria seca por dia.
O acúmulo de forragem na pastagem após a desfolhação, na ausência de animais, é resultante do fluxo de novos tecidos foliares, definido como crescimento bruto, e do fluxo de senescência e decomposição de tecidos foliares mais velhos (Hodgson, 1990).
O manejo do pastejo é a forma com que se permite aos animais terem acesso à pastagem, ou seja, deve-se adequar a quantidade de animais, o período de ocupação e o período de descanso. O que deve determinar a taxa de lotação e os períodos de ocupação e descanso é o crescimento do capim.
A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais – ou unidades animais ( kg PV) –, dividido pela a área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.
Para calcular quantas UAs tem no pasto basta dividir o peso de todo o rebanho no pasto por 450, pois uma UA (unidade animal) corresponde à uma vaca seca de 450 kg.
Passo a passo para realizar a orçamentação forrageira
A Pastagem se refere a uma 'unidade' de manejo, fechada e separada de outras áreas por cerca ou outra barreira, e destinada à produção de forragem para ser colhida principalmente por pastejo.
✓ Conservar a qualidade do solo. ✓ Proporcionar ao animal alimentação em quantidade e qualidade nutritiva, mais regular durante o ano. ✓ Evitar a degradação da pastagem. Contínuo: os animais permanecem na mesma área de pastagem durante todo o ano.