Para mensurar a CE, geralmente são utilizados o sistema de indução eletromagnética e o de contato direto (RHOADES & CORWIN,1984). A indução eletromagnética é uma técnica para medir a condutividade elétrica em solos sem contato com o mesmo, sendo um método de amostragem não destrutiva.
Estudos com o uso da condutividade elétrica (CE) têm apontado seu potencial para a mensuração do teor de sais da solução do. A condutividade elétrica pode ser expressa pela condutividade elétrica da solução do solo (CEw) em condições não saturadas e pela condutividade elétrica do extrato de saturação.
É importante ter em mente a condutividade elétrica do solo. Adicione muito fertilizante e você pode aumentar a salinidade e os limites seguros de Condutividade.
A água destilada em laboratório serve como padrão e apresenta condutividade de 0.5 a 3.0 uS/cm. Cada corpo de água tende a ter um grau relativamente constante de condutividade que, uma vez estabelecido, pode ser usado para comparação com medidas regulares, do mesmo ponto, de condutividade.
A condutividade elétrica é uma propriedade que caracteriza a facilidade que os materiais possuem de transportar cargas elétricas. Quanto maior o número de elétrons livres em um material, maior a sua capacidade de transportar eletricidade.
MEDIDOR DE ATIVIDADE DOS NUTRIENTES NO SOLO A salinidade é determinada pela concentração de sais dissolvidos totais. Na água este parâmetro pode ser medidor por um condutívimetro uma vez que neste meio se encontram livre e em mobilidade.
A análise do extrato de saturação está longe de ser algo novo no segmento de análises agronômicas. Ela é realizada desde a década de 50 nos Estados Unidos e tem como principal objetivo avaliar a salinidade do solo, através da mensuração da condutividade elétrica presente na amostra.
O sensor funciona a partir de uma sonda com dois eletrodos colocada na água e que aplica uma tensão alternada e mede a passagem de corrente entre os eletrodos. É importante ter um controle preciso da geometria da sonda, pois isso influenciará condutância e será importante para a medida de condutividade.
Reduzir a condutividade da água de alimentação com a utilização de filtros de areia e carvão ou a utilização de um osmose reversa.
O valor máximo recomendado de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 2.914/2011 para os STD, é 1.000 mg/L. Quanto aos valores de condutividade, não estão referenciados por esta portaria. Entre as amostras obtivemos uma média de 134,16 µS/cm. A turbidez indica a transparência da água.