Berkeley passou a questionar se havia matéria, criando o "imaterialismo", que levou o empirismo às últimas consequências: se a ideia que fazemos de um objeto depende dos cinco sentidos, dizia o filósofo, nada garante a existência daquilo que não podemos perceber.
Berkeley nega a existência da matéria, contesta os argumentos do ateísmo, critica os livres-pensadores da sua época e afirma que ser é ser percebido. Berkeley nega a existência da realidade externa e as sensações são a forma de Deus, através da natureza, se comunicar com os homens. ...
A partir de pressupostos empiristas, Berkeley critica a noção tradicional de matéria e fundamenta seu imaterialismo no princípio de que 'se é perceber ou ser percebido'.
George Berkeley, em resposta ao ateísmo, aparece com uma doutrina idealista dentro da filosofia. A sua principal tese é o imaterialismo, negando a existência da matéria. ... Por isso, dizemos que, para Berkeley, o ser só passa a ser real no momento que é criado pela mente, pela imaginação de um ser pensante.
Berkeley esclarece sua distinção entre ideias dizendo que elas "são impressas nos sentidos", "percebidas atendendo às paixões e operações da mente", ou "são formadas pela ajuda da memória e da imaginação".
Berkeley, contudo, inverte essa lógica: ele conclui a existência de Deus pelo fato de que as coisas sensíveis devem ser percebidas por Ele, pois sem essa apreensão perceptual elas se dissolveriam e se aniquilariam.
Ficou conhecido pela sua filosofia empirista. Defendeu a ideia de que nada existe isoladamente da perceção e que, por isso, Deus torna possível a existência palpável das coisas. Segundo Berkeley, os objetos não são mais do que coleções de ideias ou de sensações.
Filósofo empirista, teólogo e bispo anglicano, o irlandês George Berkeley, nascido em 12 de março de 1685, ficou conhecido, sobretudo, por defender o imaterialismo baseado no princípio de que "ser é ser percebido". Ambos estão com 20% de desconto até 16 de março. ...
Dysart Castle, Thomastown, Irlanda George Berkeley/Local de nascimento
Filósofo empirista, teólogo e bispo anglicano, o irlandês George Berkeley, nascido em 12 de março de 1685, ficou conhecido, sobretudo, por defender o imaterialismo baseado no princípio de que "ser é ser percebido".