Antes de tudo, você precisa definir exatamente quem são os clientes da sua empresa. Aqui deve ser levado em conta fatores como sexo, idade, classe social, grau de instrução e outras características. Quanto mais detalhada for a descrição do seu público, mais fácil será para definir um posicionamento coerente e eficaz.
Tipos de posicionamento Por atributo: dando ênfase às características do produto (OMO, lava mais branco) Por aplicação: dando ênfase ao uso específico do produto (SBP, terrível contra os insetos) Por concorrência: fazendo uma comparação com a marca concorrente (SBT, líder absoluta no segundo lugar)
Em Marketing chamamos de Posicionamento de Marca para o lugar que ocupa a marca na mente dos consumidores em relação ao resto de seus concorrentes. O posicionamento confere à empresa a sua própria imagem na mente do consumidor, que vai fazer a empresa se destacar do resto da sua concorrência.
Posicionamento de mercado é um conceito de marketing que se refere a uma posição que a marca ocupa na mente do consumidor. Do ponto de vista estratégico, posicionar a sua marca no mercado significa se diferenciar da concorrência. Com isso o alcance da liderança, conquistando um lugar de destaque entre os consumidores.
Para ficar mais claro, definir um posicionamento é ocupar uma posição de liderança e destaque com um produto ou serviço a partir dos diferenciais que o público-alvo valoriza. Ao criar uma estratégia de posicionamento, a empresa deve mapear qual segmento deseja atender e os diferenciais são importantes para ele.
O primeiro passo para posicionar sua marca no mercado é uma declaração de posicionamento que servirá para identificar seu negócio. Esta declaração é importante pois representará a forma como você deseja que sua marca seja percebida pelos consumidores.
Os tipos de estratégia
A marca é a identidade da empresa, ou seja, a forma como ela é reconhecida no mercado. Portanto, deve traduzir a imagem que se deseja passar para o mercado. Por isso, a definição do posicionamento do negócio e de suas vantagens sobre a concorrência são fatores essenciais para repensar uma marca ou criá-la.
Ou seja, além de tornar a marca única, diferenciando-a de seus concorrentes e agregando valor, o posicionamento permitirá também que o público-alvo sinta uma conexão profunda com a marca, tornando-se um cliente fiel, engajado e leal, advogando a favor da marca.
"Posicionamento é a ação de projetar a oferta e a imagem da empresa para que ela ocupe um lugar diferenciado na mente do público-alvo". Logo, grande parte dos esforços de marketing são voltados à conquista dessa posição única, que fixa a marca na lembrança do consumidor.