Refrescar o fermento natural significa alimentá-lo com água e farinha e deixá-lo descansar em temperatura ambiente. Nesse período, as leveduras voltam a ficar ativas e se alimentam da mistura, produzindo bolhas de gás carbônico.
O levain líquido deve ser alimentado na proporção de 1:1, ou seja, água e farinha na mesma quantidade, 100% de farinha e 100% de água. Já a quantidade de starter (aquela porção que você "salvou" do levain maduro) é variável, pois depende de quantas vezes você deseja alimentar seu levain durante o dia.
Para cada meia colher de chá de bicarbonato, coloque uma cheia de cremor de tártaro. Essas medidas equivalem a uma colher de chá de fermento. Ou seja, se a sua receita pede mais fermento, aumente a proporção! O segredo para a mistura não agir antes do tempo está em acrescentar o elemento ácido apenas no final.
No dia em que for fazer o pão, tire o fermento da geladeira (ou do armário) e refresque uma ou duas vezes para que fique bem forte e ativo. Se depois de alimentar a primeira vez ele já dobrar de tamanho em 4 horas, já pode usar.
Aquele levain que não é refrescado há mais de um dia. Isso porque o levain antigo perde força de fermentação e fica muito ácido. ... Porque podemos usar uma quantidade menor para controlar a fermentação, 100% de farinha (trigo, trigo integral ou centeio) e de 50% a 100% de água.
Para preparar a massa madre é necessário ter muita paciência e amor. A mistura precisa descansar por um longo período em um ambiente com temperatura controlada. Esse cuidado é necessário para garantir a formação das bactérias fermentativas e do ácido lático.
Existem três maneiras de resolver isso. Deixe um pouco de água em um recipiente aberto, exposto ao ar por 24 horas. A maior parte do cloro irá evaporar. Então é isso.
5 dias O pão de fermentação natural (feito a partir do levain) leva pelo menos 5 dias para ficar pronto. "É o tempo ideal para uma boa seleção das bactérias não nocivas e fortes o bastante para resultar em um pão de qualidade", explica Helena. Mas ele requer cuidados.
Cremor de tártaro e bicarbonato de sódio É por isso que se ficou sem fermento pode substituir cada colher de sopa do mesmo pela mistura de: ... 2 partes de bicarbonato de sódio. 1 parte de maisena ou farinha de milho.
Quando o Fermento Biológico Seco for misturado na receita, deve ser colocado na mesma proporção de açúcar e adicionado ½ xícara de água ou leite morno. Primeiro sempre misture todos os ingredientes secos e só depois misture com a parte liquida. E é importante lembrar que não se deve colocar nenhum ingrediente gelado!