O poeta foi obrigado a abandonar o curso de Direito em 1851, devido a problemas causados pela tuberculose. No ano seguinte, em 1852, sofreu um acidente de cavalo e, como resultado, foi acometido por um abscesso na fossa ilíaca. Acabou falecendo, depois de uma cirurgia, em 25 de abril de 1852, com 20 anos de idade.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Álvares de Azevedo/Local de falecimento
Manuel Antonio Álvares de Azevedo, ao longo de sua existência, tornou-se escritor e poeta. Nasceu na então província de São Paulo, em 12 de setembro de 1831, e morreu no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1852. ... Em 1833, aconteceu de sua família transferir-se para o Rio de Janeiro.
Devido a sua morte prematura, a produção literária de Álvares de Azevedo foi publicada postumamente. Merece destaque a antologia poética "Lira dos Vinte Anos", única obra que o poeta preparou para publicação, e que foi somente publicada em 1853. ... Poesias Diversas (1853) Noite na Taverna (1855)
Álvares de Azevedo (1831-1852) foi um poeta, escritor e contista, da Segunda Geração Romântica brasileira. ... É conhecido como "o poeta da dúvida".
Álvares de AzevedoNascimento12 de setembro de 1831 São Paulo, São Paulo, Império do BrasilMorte25 de abril de 1852 (20 anos) Rio de Janeiro, Império do BrasilNacionalidadebrasileiroOcupaçãoEscritor, contista e poeta
Álvares de Azevedo (Manuel Antônio Álvares de Azevedo), poeta, contista e ensaísta, nasceu em São Paulo, a 12 de setembro de 1831, e faleceu o Rio de Janeiro, RJ, em 25 de abril de 1852.
Álvares de Azevedo vivia em meio aos livros da faculdade e se dedicava a escrever suas poesias. Toda sua obra poética foi escrita durante os quatro anos que cursou a faculdade. O sentimento de solidão e tristeza, refletidos em seus poemas, era de fato a saudade da família, que ficara no Rio de Janeiro.
Sua obra recebeu grande influência do inglês Lord Byron. Álvares era amigo de Aureliano Lessa e Bernardo Guimarães, os três formaram uma república de estudantes na Chácara dos Ingleses na época da faculdade.
sentimentalismo, e despreza o nacionalismo e o indianismo, temas característicos da primeira geração. romântica.