Circulação nos moluscos: Os moluscos possuem sistema circulatório. Na maioria das espécies esse sistema circulatório é do tipo aberto, uma vez que o sangue não circula apenas dentro dos vasos. ... Depois, o sangue volta para os vasos e vai ser oxigenado nos pulmões ou brânquias.
O sistema circulatório da maioria dos moluscos é do tipo aberto, com a hemolinfa circulando no interior de vasos e depois sendo lançada em lacunas presentes no corpo do animal. Em cefalópodes, no entanto, o sistema circulatório é do tipo fechado, com hemolinfa circulando exclusivamente no interior de vasos.
O sistema circulatório aberto ocorre em animais invertebrados, como insetos, crustáceos e moluscos não-cefalópodes. Nestes organismos, o celoma tem uma origem embrionária distinta daquela dos vertebrados, se formando através da migração de massas de células do mesoderma.
Na maioria dos insetos, o "sangue" é incolor e chamado de hemolinfa. A circulação é do tipo lacunar ou aberta. O coração é dorsal e bombeia a hemolinfa para a extremidade anterior, fazendo-a atingir lacunas corporais ou hemocelas onde, lentamente, ocorrem as trocas (nutrientes por excretas) nos tecidos.
Os moluscos podem apresentam respiração cutânea (as trocas gasosas ocorrem do contato direto do manto com o ambiente), como as lesmas; pulmonar (com o pulmão localizado dentro da massa visceral), como os caracóis; ou, ainda, respiração branquial (através de brânquias), como os moluscos aquáticos (lula, polvo, ostras e ...
Nos peixes e outros animais aquáticos, as brânquias ou guelras (termo vernáculo) são os órgãos da respiração, ou seja, é nelas que ocorrem as trocas gasosas entre o sangue ou linfa dos seus portadores e a água. ... À medida que a água entra na boca banha as brânquias, promovendo as trocas gasosas.
cefalópodes Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados. Esses animais têm a circulação fechada - isto é, o sangue só circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos.
Nos animais, há dois tipos de sistema circulatório: sistema aberto e sistema fechado. No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração periodicamente abandona os vasos e cai em lacunas corporais. ... No sistema fechado, o sangue nunca abandona os vasos.
- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração.
CirculaçãoFiloComo é a circulaçãoCnidáriosCavidade gastrovascular - digestão de alimento e circulação de água e substâncias dissolvidas.PlatelmintosCavidade digestiva ramificada (cavidade gastrovascular).Anelídeos em dianteSistema circulatório - vasos favorecem o fluxo contínuo de material dissolvido em água.Mais 1 linha