As bactérias são formadas por uma única célula (unicelulares), normalmente de 2 a 5 µm de comprimento, e podem ou não formar colônias. Esses organismos possuem material genético disperso no citoplasma, sendo, portanto, denominados de procariontes.
Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina.
Muitos pesquisadores afirmam que os vírus devem ser, sim, considerados seres vivos. Devido às seguintes características: Presença de material genético: RNA e/ou DNA.
Uma dessas características é a ausência de células, uma característica presente em todos os seres vivos, segundo a famosa Teoria Celular. Sem células, portanto, os vírus não são seres vivos. Além disso, a ausência de metabolismo nesses organismos é um ponto que sugere que não se tratam de seres vivos.
Verificado por especialistas. Os vírus são seres vivos? Existem cientistas que afirmam que os vírus são seres vivos porque possuem características próprias dos seres vivos em geral, como a capacidade de reprodução, a existência de material genético e a mínima capacidade de realizar metabolismo.
Resposta. Ele pode ser considerado ser vivo porque possuem moléculas auto-reprodutíveis;além disso possui material genético. Não pode ser considerado ser vivo por ser acelular,não ter metabolismo próprio,não se reproduzem sozinho,os vírus dependem de uma célula para sobreviver.
Resposta. RESPOSTA: O vírus é maior. O vírus é composto por milhares de átomos.