EQST

Que Valor Expletivo?

Que valor expletivo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Que é valor expletivo?

O que é valor expletivo? Formas expletivas são aquelas que alargam o discurso, mas não aumentam a informação. Vulgarmente, têm este valor a expressão «é que» e os advérbios «cá» e «lá». Exemplos: «Isso é um bom negócio»/«Isso é que é um bom negócio»; «Ele é um espertalhão»/«Ele é cá um espertalhão».

O que é uma expressão expletiva?

Palavra ou expressão redundante ou desnecessária, mas que dá ênfase, força, graça, etc.

Como identificar uma partícula expletiva?

Tipos de partículas expletivas
  1. 1) Que. Como partícula de realce, normalmente “que” aparece depois de advérbios, expressões ou conjunções. ...
  2. 2) Pronomes oblíquos átonos: se, me, te, nos, vos. ...
  3. 3) Vocábulos: cá, lá e só ...
  4. 4) Verbo Ser. ...
  5. 5) Expressões: é que, é onde, é quando.
17 de jun. de 2016

Quais são as expressões Expletivas?

Uma partícula/expressão expletiva (ou de realce) tem o papel de realçar ou enfatizar um vocábulo ou um segmento da frase. ... Pode ser retirada da frase sem prejuízo sintático ou semântico. Exemplos: – O que QUE ela faz aqui? (O que ela faz aqui?)

O que é que expressão?

As palavras de realce são fundamentalmente o se e o que, este último pode aparecer precedido do verbo ser (é que, foi que, era que, será que etc.). Numa frase como Paulo é que propôs um acordo para acabar com o problema, a expressão é que foi empregada para dar realce ao sujeito Paulo.

E que exemplos?

Muitos jornalistas hoje em dia começam frases com "é que...". Por exemplo, «A escola recuou na sua proposta. É que faltam os fundos necessários». Parece-me uma forma muito pouco elegante de escrever.

Em quais das frases abaixo Encontra-se a palavra se como partícula Apassivadora?

Na letra B “Comprou-se um novo prédio para a loja” - o “se” é partícula apassivadora, pois indica que a frase está na voz passiva e que a ação de “comprar” é praticada sobre o sujeito “um novo prédio para a loja”.