EQST

Quando Usar Pronome Antes Do Verbo?

Quando usar pronome antes do verbo?

Em se tratando da próclise (colocação do pronome antes do verbo), ela será usada:
  1. Quando, antes do verbo, houver palavras ou partículas de sentido negativo, tais como: nunca, não, jamais, nem. ...
  2. Quando for precedido por um pronome indefinido (palavras que se referem a substantivos de forma genérica ou vaga).
Mais itens...•19 de out. de 2017

O que atrai o pronome para antes do verbo?

1) Quando o verbo estiver precedido de palavras que atraem o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo: não, nunca, ninguém, jamais, etc. Ex.: Não se esqueça de mim.

E a colocação do pronome pessoal átono antes do verbo?

Isso ocorre porque os pronomes átonos (me, te, se, lhe, o, a, nos, vos, lhes, os, as) podem assumir três posições diferentes numa oração: antes do verbo, depois do verbo e no interior do verbo. Essas três colocações chamam-se, respectivamente: próclise, ênclise e mesóclise.

Quando o pronome aparece no meio do verbo?

Mesóclise - Na colocação pronominal Mesóclise o pronome aparece no meio do verbo.

Onde atrai o pronome se?

Próclise
  • Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ...
  • Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...
  • Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.
Mais itens...

Como usar o pronome se corretamente?

Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.

O que puxa o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”.

Como atrai o pronome?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo.
  1. Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ...
  2. Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...
  3. Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.
Mais itens...

O que é um pronome pessoal Atono?

Pronomes oblíquos átonos ou pronome pessoal oblíquo átono (me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos, vos) são pronomes que indicam pessoas e funcionam nas orações como objeto direto, objeto indireto ou complemento nominal.

Qual o pronome átono referente a 1ª pessoa do singular?

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a , a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);

O que atrai o pronome se?

A partícula “que”, como já se disse, é um fator de atração do pronome átono. Há, entretanto, uma situação em que prevalece a ênclise (pronome depois do verbo) mesmo na presença do “que”. É o caso das interrogações com verbo no infinitivo impessoal (não flexionado). Assim: “Que dizer-lhe depois de tudo aquilo?”.

Quais são as colocações pronominais possíveis?

Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
  • Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
  • Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
  • Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.

Onde é partícula atrativa?

Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) podem ser colocados em três lugares distintos na oração: antes, depois ou no meio do verbo. ... 1) Colocação do pronome antes do verbo (Próclise): Na língua portuguesa culta só ocorrerá a próclise quando houver uma palavra atrativa antes do verbo.

Onde é palavra atrativa?

palavras e expressões que exigem que o pronome seja colocado antes do verbo. Nasce, assim, o uso obrigatório da próclise graças às palavras atrativas (confira a lista de palavras atrativas ao final do texto). Exemplos: Não se faz isso. Aqui se canta, lá se chora.

Quando usar se antes ou depois?

2) Em termos gerais, quando átono (ou seja, sem autonomia sonora), o pronome (no caso, o se) se "pendura", quanto à pronúncia, no verbo, conforme o melhor som (eufonia): I) Se vem antes do verbo, há próclise. Ex.: "O advogado não se conteve em audiência"; II) Se vem no meio do verbo, há mesóclise.

Quando atrai o pronome se?

Sua colocação pronominal ocorre com o uso do pronome oblíquo átono antes do verbo. 1) Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. 2) Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...

Como usar o pronome se?

O pronome se será partícula apassivadora, quando acompanhar verbo transitivo direto, e o elemento paciente, que passa a ser sujeito, não for iniciado por preposição. O verbo concorda com o sujeito, ou seja, se o sujeito for plural, o verbo também o será. Ex.: Alugam-se barcos.

Qual atrai se?

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se'' Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante.

Onde colocar o pronome se?

Não, faltam alguns detalhes importantes: na expressão formada por em + verbo no gerúndio (o verbo terminado em ndo), o pronome se também fica antes do verbo: Em SE tratando de dinheiro, não tomemos partido. O mesmo acontece nas frases exclamativas e optativas (que exprimem emoção, desejo, etc.).

Quais são os pronomes Atonos?

Os pronomes oblíquos átonos são aqueles que desempenham função sintática de complemento. São eles: me, te, se, o, os, a, as, lhe, lhes, nos e vos.