No passado o verbo “to have” será “had”. É um verbo irregular e será usado em todos os pronomes (I, You, We, They, He, She, It). He had a blue pencil. / Ele tinha uma caneta azul. She had a old book. / Ela tinha um livro velho.
O Present Perfect Continuous é composto pelo verbo to have no Simple Past + o verbo no Present Perfect + o verbo principal no Present Participle (radical + ing), ou seja: Sujeito + has/have been + radical (- ing) + complemento.
A forma afirmativa do Present Perfect Continuous é feita com o Presente Simples do verbo to have (have / has) + Presente Perfeito do verbo to be + o gerúndio do verbo principal: She has been working as a Mathematics teacher for 10 years. (Ela trabalha como professora de Matemática há 10 anos.)
Como usar o Present Perfect
Forma Negativa (Negative Form) Nas orações negativas utiliza-se “not” após o verbo auxiliar: Sujeito + verbo to have no Simple Past (had) + not + verbo principal no Past Participle + o complemento. Exemplos: We hadn't finished our work when she came here (Nós não terminamos nosso trabalho quando ela veio aqui).
Quando falamos de um evento no passado e queremos dizer quando aconteceu, usamos o simple past: ... Agora, se quisermos falar de algo ainda mais no passado, anterior a este simple past, usamos o past perfect. Assim, o past perfect deixa claro qual ação aconteceu primeiro. When we arrived, the presentation had started.
O Past Perfect ou Past Perfect Simple (Passado Perfeito ou Passado Perfeito Simples) é um tempo verbal usado para expressar ações passadas que aconteceram antes de outra ação que também ocorrera no passado. Nesse tempo verbal é comum as frases serem formadas por alguns advérbios.
O tempo verbal past perfect (passado perfeito) é utilizado na língua Inglesa para descrever ações que aconteceram no passado, de forma mais precisa, antes de outras ações passadas. ... By the time I arrived at school, my teacher had left. (Quando eu cheguei na escola meu professor tinha saído)
Sendo um tempo perfeito, o verbo auxiliar do past perfect é have na sua forma passada had, seguido de um verbo principal no particípio passado (past participle).
Present participle (verbo + -ing) Funcionam como adjetivo, indicam ação, movimento, percepção, passagem de tempo, explicar uma razão. Usados para as flexões continuous (Present continuous, Past continuous, Present perfect continuous – tudo já tratado aqui).
PARTICÍPIO PASSADO O particípio passado é usado nos tempos verbais compostos e na voz passiva. O particípio passado é formado a partir do infinitivo, retirando-se a terminação -ar, -er ou -ir e adicionando-se a terminação correspondente. Exemplo: Verbo dançar: danç(-ar) > danç(+ado).
O particípio é uma das formas nominais, tal como o infinitivo e o gerúndio. São formas nominais porque podem substituir um nome; o particípio, por exemplo, pode ser usado como adjetivo. Exemplos: Finalmente, foi absolvido!
O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma forma nominal do verbo. Recebe essa nomenclatura porque, ao lado do seu valor verbal, desempenha função de nomes. ... O particípio, assim como o infinitivo e o gerúndio, é uma das formas nominais do verbo.
Sempre abrir. Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.
- Gerúndio – equivale ao valor de um adjetivo ou de um advérbio; - Particípio – equivale ao valor de um adjetivo. No entanto, o emprego dessas formas depende sempre do contexto em que se inserem e, por isso, é importante saber o que diferencia seus usos.
O gerúndio expressa uma ação que está em curso ou que ocorre simultaneamente ou, ainda, que remete a uma ideia de progressão. Sua forma nominal é derivada do radical do verbo acrescida da vogal temática e da desinência -ndo. Exemplos: comendo; partindo.
Formas nominais com função de nome Desempenhando função de nome, o infinitivo pode atuar como um substantivo, o particípio pode atuar como um adjetivo e o gerúndio pode atuar como um advérbio.