A Fiat Strada 2022 chegou trazendo cinco versões. A picape, que é um dos carros mais vendidos no Brasil já há alguns anos e lançada no primeiro semestre de 2021, tem como novidades uma versão com estendida (a chamada “Plus”).
A expectativa agora é a possível chegada de motores turbo, o que não parece ser prioridade para a marca. É mais provável lançar uma versão com troca de CVT, que pode ser lançada em 2021.
Leia mais: Se congelar o ICMS, como fica o preço da gasolina?
A nova Strada 2022 é equipada com dois motores distintos. Para a versão de entrada, Endurance, a Fiat optou por manter o antigo motor 1.4 Fire EVO de 88/85 cv de potência e 12,5/12,4 kgfm.
Dentre as novidades da Nova Strada, podemos destacar a nova plataforma MPP. Com isso, todas as versões da picape passam a contar com controle de estabilidade, controle de tração avançado E-Locker (TC+) e assistente de partida em rampa.
Apesar do sucesso, a Stellantis reservou algumas novidades para a linha 2022 da picapinha, que deve ser lançada no terceiro trimestre deste ano em nosso mercado. Curiosamente, elas serão posicionadas nas duas pontas distintas da gama, como uma nova opção de entrada e outra de topo.
E mais: itens de segurança nas versões cabine dupla. Neste caso, quatro airbags de série. Além disso, itens também encontrados nas versões de cabine estendida, como: Isofix e Top Tether.
Veja também: Detalhes e análises sobre o Strada 2022 Freedom
Também, um destaque do lançamento é o óleo do sistema de câmbio, que é projetado para ter durabilidade for life. Ou seja, ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo!
E além do motor 1.3 Firefly presente na nova Strada – que gera 107 cv – ele alcança torque de 13,7 kgfm com etanol e torque de 13,2 kgfm, quando abastecido com gasolina. Assim, trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.
Os consumidores da picape mais vendida no Brasil podem ficar satisfeitos. A Fiat promete dar trabalho aos concorrentes ao lançar a Nova Strada 2022 com câmbio automático. A transmissão automática era um desejo antigo dos condutores que fazem uso funcional do carro, mas que apreciam o conforto.
Para facilitar o carregamento, a tampa possui amortecimento, que reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar. Por outro lado, a distância ao solo é de 23,2 cm. No caso de cabines duplas, um ângulo de entrada de 23,2 graus e um ângulo de saída de 28,4 graus são garantidos.
A transmissão CVT oferece três modos de condução: modo automático, modo manual e modo Sport. Robusta, a picape tem altura livre do solo entre os eixos (de até 233 mm). Já a caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg.
A parte dos dados técnicos é de extrema importância para fazer comparações especificas. Pois através delas recebemos os parâmetros que servem de base para analisar seus dados minuciosos que não são apresentados em outras partes. Como, por exemplo, a potência máxima, torque, o tipo do Chassi, a parte elétrica entre outros fatores que são muito relevantes para a sua decisão. Sabendo disso confira abaixo a ficha técnica da Strada 2022:
Destaque ainda, na Nova Strada para as quatro portas. De acordo com a marca, as portas dianteiras se abrem em 70 º e as traseiras em 80º. Assim, facilitando bastante acessar o interior do carro.
Strada Freedom 1.3 Cabine Plus: direção hidráulica aumentada, banco do motorista com ajuste de altura, fechadura, vidros elétricos e espelhos, faróis de neblina, pára-choques, maçanetas e espelhos na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga leve de 15 “, cinto de passageiro 3,5” computador de bordo e display digital do sensor de pressão dos pneus.
A versão de entrada da Fiat Strada vem equipada com controle eletrônico de tração e estabilidade. Além disso, oferece assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção hidráulica e mais.
Por fim, a Volcano acrescenta faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7", duas entradas USB, câmera de ré, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15" com pneus de uso misto.
Leia também: Novo VW Virtus: como fica o sedan com a frente do Polo 2022 europeu
Será a segunda aventura da Strada pela trilha das configurações sem pedal de embreagem. A primeira não deu muito certo, mas talvez seja porque a caixa automatizada de uma embreagem Dualogic não entregava o conforto nem a confiança necessária.