Isso ocorre porque, enquanto o óleo serve para lubrificar todas as partes móveis do motor, o líquido de arrefecimento supostamente resfria o motor, que normalmente gera calor em altas temperaturas quando está em funcionamento. Um motor de veículo é projetado de tal forma que ele tenha uma tampa superior que deveria cobrir todo o motor.
Com isso, o seu veículo pode sofrer danos seríssimos, como a própria fusão do motor, o que vai impedir que você possa circular com ele. Então, muita atenção a esse tipo de problema!
A cabeça do cilindro, que também faz parte do sistema de refrigeração, fica no bloco do motor, a estrutura que abriga os cilindros ou câmaras de combustão. A cabeça do cilindro também forma o teto das câmaras de combustão. Entre a cabeça do motor e o bloco do motor está a junta da cabeça do cilindro, que será o foco da nossa discussão.
Uma junta do cabeçote quebrada / danificada. Lembre-se disso fica entre o bloco e a cabeça do cilindro. Caso seja danificado, permitirá que o óleo e o líquido de arrefecimento se misturem.
Sempre que for descoberto óleo no líquido de arrefecimento do motor ao inspecionar o tanque de reabastecimento do radiador, notará que o líquido de arrefecimento formou uma cor leitosa. É uma ocorrência bastante ruim quando os dois se misturam e normalmente significa que a gaxeta não funcionou conforme necessário, criando um vazamento interno que poderia facilmente danificar o motor.
Observe que, sempre que houver uma mistura de óleo / líquido de arrefecimento, você precisa entrar em contato imediatamente com um mecânico experiente. Se a falha for extrema, seu veículo pode precisar de uma revisão do motor, mas se for menor, o motor é simplesmente lavado e o óleo e o filtro são trocados para corrigir o problema. O risco maior é do veículo sofrer um calço hidráulico, o que pode resultar em reparos caros no veículo mais tarde.
Se houve algum tipo de sobreaquecimento do motor, provavelmente aconteceu algum problema na junta do cabeçote. Isso faz com que os líquidos, tanto a água quanto o óleo, comecem a vazar. Essa ineficiência de atuação faz com que haja temperaturas elevadas mais do que o normal. É necessária a troca das peças.
A borra no motor consiste no depósito de resíduos sólidos em várias peças. Isso compromete a performance do veículo como um todo. Trata-se de resíduos de óleo que vão se formando dentro do motor, criando uma camada. Com isso, os problemas começam a surgir, pois não há como o líquido circular livremente pelas peças.
Sobreaquecimento extremo do motor, principalmente em motores diesel. Quando os motores superaquecem, eles tendem a queimar e destruir a junta que, a longo prazo, perde sua funcionalidade.
O problema ocorre quando se verifica que litros são perdidos em algumas semanas. Nessa situação, é praticamente certo que o motor vai sobreaquecer. Pare de rodar com o carro, identifique e resolva o problema o mais rápido possível antes que a conta fique cara demais. Vazamento de água no motor é mais normal do que você pensa.
Como você provavelmente já percebeu, uma das principais funções do óleo e da água do radiador é promover a refrigeração do motor, evitando que o calor extremo provoque o comprometimento do veículo.
Podem acontecer outros danos ao motor quando houver compressão da água por parte dos pistões, como a quebra da biela, afetando o movimento do virabrequim e provocando o travamento do sistema.
Por isso, deve ser trocado simultaneamente com o óleo para não carregar as impurezas retidas para dentro do motor novamente. Rodar com lubrificante acima ou abaixo do nível: deve ser evitado. Óleo no nível mínimo compromete a lubrificação já que aumenta a fricção entre as peças.
Provavelmente, o seu carro está com um vazamento de água e isso pode trazer sérios danos ao veículo, inclusive, estragar todo o motor. Isso porque é a água do radiador a responsável por regular a temperatura, resfriando todo o sistema que faz o carro andar. Com a falta do liquido, o resfriamento não é feito e, com isso, a temperatura eleva mais do que o normal.
Depois de um alagamento, esse é um dos problemas mais comuns causados no carro. Acontece quando a água entra pelo escapamento do veículo e consegue alcançar o motor. Para verificar se houve entrada de água no sistema de admissão, é preciso procurar um mecânico.
O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala. Após completar 18 anos, tirou carteira de moto e carro, comprando então sua primeira moto, uma Honda Sahara 350. Fez um curso de mecânica de motos para começar uma restauração na moto, e acabou aprendendo também como consertar alguns problemas de carros. Seu primeiro carro foi uma Nissan Grand Livina de 2014 e pretende em breve comprar uma picape diesel. No caminho, vai compartilhando tudo que aprende no site Carro de Garagem.
Além das falhas, a queima da junta empena o cabeçote e pode também avariar o movimento do motor ao misturar água da refrigeração com o óleo lubrificante, conforme sua estrutura (da junta) acaba sendo destruída com o superaquecimento. Em outras palavras, fica mais suscetível o travamento do motor.
A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! A presença de água misturada no óleo lubrificante é um problema grave! ... Ele pode ser provocado por uma trinca no cabeçote ou no bloco; também é causado por junta de cabeçote queimada.
Apague o motor e espere que diminua a temperatura e a pressão do circuito. Esvazie o circuito e lave com abundante água até remover todos os resíduos. Encha o circuito com o anticongelante/refrigerante com as proporções indicadas pelo fabricante. Coloque a tampa no frasco de expansão/radiador.
O melhor processo que você pode realizar para separação de óleo e água é da Destilação Fracionada, um método onde você irá aquecer essas substância e por meio do ponto de ebulição irá separá-las.
Siga este passo a passo para ir eliminando as possibilidades até encontrar o real motivo da oleosidade em sua piscina:
Só faz o seguinte: coloque mais ou menos meio litro de vinagre dentro do radiador pra neutralizar a soda e depois de andar um tempo esgote tudo outra vez, e encha com água limpa...porque a soda deixa um efeito residual que demora pra sair, e só a água não consegue tirar, o vinagre corta o efeito na hora...
Aproveitando que o carro estava trocando o óleo, resolví também dar uma geral no radiador em essa tal máquina. A máquina joga a aguá limpa no radiador e, por baixo, recebe a agua de volta. Fica assim por vários minutos, circulando, até a aguá ficar clarinha, o que indica que o sistema ficou limpo.
Para começar a limpeza o veículo precisa estar em um local nivelado, espaçoso e bem iluminado. O motor precisa estar frio. A válvula de drenagem deve ser desapertada com o auxílio de uma chave ajustável. Após isso, o fluido de refrigeração do radiador deve ser drenado para um balde vazio.
Aditivo para limpeza de radiadores RadClean Bardahl 200ml
Quanto custa, em média, a manutenção do sistema de arrefecimento? Em média, o líquido (aditivo + água desmineralizada) custa R$ 45. Um carro pode precisar de cinco a nove litros para completar todo o sistema, dependendo do modelo. Já as demais peças têm preços variados.
Limpa Radiador
Para tanto:
Use limpador de serpentina de AC, compra em casas de ar condicionado industrial ou residencial é bem menos agressivo que o Solupan, compra um borrifador plástico e aplica, deixa agir e tira com água sem pressão para não danificar o trocador.
Desconecte a mangueira sob o tanque para permitir que o líquido saia, preferencialmente colocando um balde embaixo do carro para evitar que o líquido se espalhe. Remova a tampa do reservatório e coloque um pano de microfibra lá dentro, colocando logo depois uma mistura de água sanitária suave e água até encher.
Tambem limpei a turbina com ela fria com a conexão de entrada e saída livres pulverizei água com sabão neutro com o motor em marcha lenta depois pulverizei água limpa.
Lavar o radiador com regularidade, geralmente uma vez a cada dois a cinco anos, manterá o carro funcionando perfeitamente. ... Fluídos misturados à água do radiador são fundamentais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento.
Recolocar as mangueiras, adicionar água limpa e 01 frasco de BARDAHL RADCLEAN para radiador com volume de até 10 L. Ligar o motor em marcha lenta até que a ventoinha ligue, para eliminar bolhas de ar, e completar com água. Após 7 dias de uso, esvaziar o sistema para drenar as impurezas e lavar até sair água limpa.
Somente água desmineralizada pode ser adicionada ao radiador. ... Por isso, o mais indicado é realizar a manutenção preventiva do radiador e todo o sistema de arrefecimento em uma auto center de confiança.