A história dos dentes inicia-se ainda na gravidez com a formação da génese dos dentes de leite (primeira dentição ou dentição decídua). Conheça o calendário da dentição e as várias etapas do nascimento dos dentes do seu filho.
Além de ir se acostumando com o ambiente do consultório odontológico, o(a) dentista deve monitorar a erupção dos dentes de leite e permanentes, garantindo que eles permaneçam livres de cárie, doença periodontal e erosão.
O nascimento dos dentes é um marco do desenvolvimento para o bebé. Com os primeiros dentinhos, inicia-se uma nova etapa com a introdução dos alimentos semi-sólidos e sólidos.
Uma das maneiras de aliviar o desconforto do bebê é fazendo uma massagem na gengiva. Ela deve ser feita suavemente de forma circular, usando a ponta do polegar (que precisa estar bem limpo). O ideal é fazer a massagem após o banho, pois é quando o bebê está mais relaxado.
Por se tratar de um processo inflamatório, é normal que o surgimento dos dentes cause desconforto na criança. Em geral, os pais não devem se preocupar, mas no caso de febre persistente ou acima de 37,8°C, a criança deve ser levada ao pediatra de imediato.
O processo de nascimento dos dentes normalmente traz consigo alguns sintomas, deixando o bebê mais agitado. Esses sintomas começam a se manifestar cerca de 3 a 5 dias antes do surgimento do dente e incluem:
Geralmente, os sintomas são leves, não necessitando de nenhum tratamento específico, e para ajudar a aliviar o desconforto que pode ocorrer pode-se fazer uma massagem nas gengivas e dar mordedores para o bebê.
Uma escova de cerdas macias e arredondadas para bebês deve ser usada assim que os primeiros molares (dentes do fundo) nascerem. Nessa fase, é indicado o creme dental, em uma quantidade do tamanho de um grão de arroz.
Com o tempo, os brotos dentários começam a se desenvolver. Eles serão a base para o desenvolvimento de todos os dentes decíduos, também conhecidos como dentes de leite.
Em geral, os primeiros dentes de leite surgem quando o bebê tem cerca de 6 meses de idade. Porém, também pode acontecer de os dentinhos começarem a surgir entre 3 meses e um ano de vida.
Assim que os primeiros dentinhos começam a nascer, a sua escovação com pasta de dentes contendo flúor adequada para uso infantil geralmente é recomendado, porque possui a quantidade de flúor suficiente para garantir a saúde dos dentes.
No entanto, embora outros sintomas como diarreia, nariz escorrendo, manchas vermelhas no rosto ou febre também possam ocorrer neste período, caso ocorram é importante consultar um pediatra para uma avaliação porque podem indicar doenças como resfriados ou gastroenterite. Saiba quando o bebê tem febre e o que isso pode indicar.
O movimento de sugar que o bebê faz ao mamar faz com que a região da gengiva fique mais irrigada de sangue. Por já se encontrar inchada, acaba aumentando o desconforto, o que leva alguns bebês a rejeitar o peito ou alimentos.
Apesar de ser algo que não acontece frequentemente, manchas vermelhas podem aparecer na pele do bebê durante a fase do nascimento dos dentes. O motivo para isso se deve ao aumento da saliva, que pode contaminar a região.
Caso algo seja detectado, é possível realizar um tratamento preventivo, que evita que a dentição se desenvolva de forma que errada, além de prevenir o aparecimento de cáries.
O nascimento dos dentes do bebê normalmente levam ao aparecimento de sinais e sintomas, como dor na gengiva e inchaço, provocando dificuldade para comer, o que leva o bebê a babar muito, colocar na boca os dedos e todos os objetos, além de chorar e ficar irritado facilmente e ter febre, em alguns casos. Saiba como identificar os sintomas do nascimento dos primeiros dentes.
Enquanto algumas crianças ficam mais irritadas e chorosas, outras sofrem alterações no sono ou alimentação. Isso sem falar que há casos onde os pais nem percebem que o dentinho está nascendo.
Principais sintomas da periodontite
Dentes moles são tratáveis; doenças como a gengivite e a periodontite têm cura, basta seguir as orientações do dentista, fazer algumas alterações nos hábitos de higiene e alimentares e visitar o dentista regularmente.
Antes de mais nada, não é normal quando um dente permanente fica mole. Em crianças, devido à troca de dentição, é uma ocorrência natural. Porém, na fase adulta é um sinal de alerta a ser observado. Não apenas é um incômodo, como também indica que algo está errado.
Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança. É recomendado que os pais respeitem esse tempo e não se apressem para a retirada do dente, ação que pode assustar e até machucar a criança.
Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles: Periodontite: essa é a causa mais comum e, na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal.