Sabe aquela situação na qual alguém pergunta se está tudo bem e você não sabe o que dizer? Essa é uma maneira comum de iniciar uma conversa, e pode ser um pouco complicado de responder. Em situações profissionais com colegas de trabalho ou conhecidos, dar uma resposta breve e educada é a melhor opção. Já com amigos e familiares, você pode engajar-se em uma conversa mais profunda. Considerando as diferentes situações sociais em que estiver envolvido, você poderá responder de maneiras diferentes.
Tudo bem? e Tudo bom? são duas maneiras corretas diferentes de perguntar a mesma coisa. Ou melhor, mais do que perguntar, o que o locutor faz com tudo bem/bom, Joana? é manifestar interesse pelo bem-estar e felicidade da Joana.
O problema é que, quando alguém pergunta se está tudo bem, ainda que a pessoa esteja se sentindo mal — com sentimentos de tristeza, vazio, raiva, ansiedade etc. — e ainda que ela reclame tanto por atenção, muito provavelmente ela irá responder: “estou bem, obrigada!” ... Falar de nossos sentimentos é difícil!
Para responder a um insulto de forma inteligente, precisamos evitar um seqüestro emocional. Em vez de deixar as emoções assumirem, temos que ativar nosso pensamento lógico, concentrando-nos nos fatos. O sequestro emocional ocorre quando nós consideramos que o insulto como um ataque ao nosso ego.
Se alguém pergunta está tudo bem? Respondam o que vos vai na alma, pode ser que tenham uma resposta surpreendente. Fizeste mesmo, mas se perguntas – Está tudo bem? As pessoas vão dizer que sim mesmo que o mundo esteja assim. Já está gravado… Tenho um amigo que nunca pergunta se está tudo bem, nem faz perguntas desse género quando nos encontramos.
Como responder a pergunta “tudo bem”?
Mostre para a outra pessoa que é grato por ouvir sua resposta, seja ela breve, detalhada, positiva ou negativa. Também pode dizer "Valeu por perguntar como eu estou" ou "Obrigado por escutar". Pergunte como o outro está. Mostre que está disposto a conversar perguntando "E você, como anda?". Por exemplo, diga "Estou ótimo, obrigado por perguntar.
O melhor a ser feito é dizer que não sabe a resposta, mas que irá procurá-la após a reunião e repassá-la para o cliente assim que descobri-la. Dessa forma você estará mostrando para ele que está preocupado em responder todas as suas dúvidas.
Responder à ofensa com ofensa é lavar a alma com lama. Não quero ter palavras pra ganhar debates ou para responder as ofensas contra ninguém; quero ter palavras para consolar, encorajar, cuidar, animar e amenizar todos que choram e sofrem... O silêncio é a mais perfeita resposta, para a mais alta ofensa.
O que você responde quando alguém pergunta “O que você faz da vida?”. É bem provável que você, assim como eu, tenha pensado em algo ligado a sua carreira. Quase sempre respondemos “Trabalho em tal lugar” ou “Sou formado em tal curso”.
O problema é que, quando alguém pergunta se está tudo bem, ainda que a pessoa esteja se sentindo mal — com sentimentos de tristeza, vazio, raiva, ansiedade etc. — e ainda que ela reclame tanto por atenção, muito provavelmente ela irá responder: “estou bem, obrigada!”
O problema é que, quando alguém pergunta se está tudo bem, ainda que a pessoa esteja se sentindo mal — com sentimentos de tristeza, vazio, raiva, ansiedade etc. — e ainda que ela reclame tanto por atenção, muito provavelmente ela irá responder: “estou bem, obrigada!” ... Falar de nossos sentimentos é difícil!
De uma forma bem resumida, podemos dizer “Eu sou (profissão)” ou “Eu trabalho como (profissão)”, para dizer “Eu sou ...” vamos utilizar “I'm a..." ou "I'm an...” Veja os exemplos: I'm a... Já para dizer “Eu trabalho como...” vamos usar “I work as a..." ou "I work as an...”.
Leia mais para saber se essa pessoa o ama, se tem só uma queda por você, ou se é só “fogo de palha”. Veja como a pessoa se comporta quando estão juntos. Uma pessoa apaixonada costuma se abrir mais do que o normal com seu par romântico.
Então, a princípio, a nossa dica é o clássico de todas as conversas. Ou seja, você pode começar com “Olá”, “Bom dia”, “Boa tarde”. Desse modo, lgo após, você já pode começar com “Tudo bem?”, “O que está fazendo?”, e “Como foi o seu dia?”.
Toda pessoa que lhe pergunta como foi seu dia pode até ouvir seus relatos, gentilmente expressar interesse no que fala, mas eles realmente estão só esperando você terminar o seu discurso para poder dizer quão interessante era o seu dia, ou contar uma novidade que aconteceu.
Pode rolar, se depois do "oi, tudo bem?", o papo do cara for interessante e desenrolar sem perguntar do tempo, do time de futebol etc. Julie, 34: Nota 8. Bom approach, sem riscos, simples e direto. Comigo funciona dependendo do que vem depois desse "oi", mesmo porque não é muito criativo ou de impacto.
20 dicas para puxar assunto
Começo esse texto com uma frase atribuída a Sartre que diz assim: “ Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.” Carrego essa frase no bolso. Uma verdadeira lição de vida.
Considerando as diferentes situações sociais em que estiver envolvido, você poderá responder de maneiras diferentes. Responda com “Estou bem, obrigado” ou “Tudo bem, obrigado”. Essas são boas formas de responder ao conversar com um colega ou com alguém que acabou de conhecer.