R$ 195,23
4 – Os bancos só podem entrar com busca e apreensão depois de três parcelas em atraso – Essa também é uma lenda urbana que foi se formando com o tempo. E se formou porque na prática, a partir de 90 dias de atraso, os bancos passam a dar um outro tratamento aos contratos, o nível de provisão aumenta, etc.
Após a apreensão do veículo, começa a contar, no dia útil seguinte, o prazo de cinco dias para que você possa reaver o bem apreendido. Para isso, no entanto, você deverá quitar todos os valores em aberto no contrato de financiamento.
Sim, veículo financiado que foi apreendido em busca e apreensão por falta de pagamento pelo devedor, pode ser recuperado. Ocorre que o prazo é muito curto e o devedor irá ter que pagar todo o débito restante, com taxas, juros e multas.
Ao ser apreendido, a primeira recomendação é regularizar a situação do carro o quanto antes. A liberação do veículo depende do pagamento de taxas que aumentam com o passar dos dias. Esses custos se referem aos valores do reboque, diárias e até mesmo do IPVA, seguro DPVAT ou de multas caso estejam atrasadas.
1- Para a liberação o proprietário deverá se dirigir à Ciretran ou Pav (Posto de Atendimento Veicular) de qualquer município onde exista pátio de remoção e solicitar a carta de liberação. 2- Após emissão da carta de liberação dirigir-se ao pátio onde o veículo estiver apreendido.
O motivo foi que o órgão de trânsito estava cobrando de forma ilegal a taxa de permanência do veículo no pátio. O período máximo, previsto em lei, para cobrança da taxa seria de até 30 dias, mas o Detran estava cobrando pelos 429 dias (um ano de dois meses) que o carro ficou retido.
Para os demais municípios: a taxa de liberação deve ser recolhida pelo CPF/CNPJ do proprietário do veículo diretamente no Banco do Brasil, Bradesco ou Santander, nas agências, caixas eletrônicos ou internet banking. Os custos de remoção e diárias deverão ser pagos diretamente ao pátio, após liberação do Detran.
Liberação de veículo apreendido pela Polícia Militar que esteja no pátio municipal. Quem pode solicitar: Proprietário ou pessoa com procuração com firma reconhecida por autenticidade em cartório dando poderes para retirada do veículo.
60 dias
PARA OS SERVIÇOS DE LIBERAÇÃO DE VEÍCULO ____________________________________, portador do RG_____________________ e CPF_____________________________, a retirá-lo, bem como a licenciá-lo quando necessário, junto ao DETRAN. ________________________, _______ de ____________________ de 20______.
É necessário comparecer ao Departamento do Atendimento a Multa de Trânsito (no caso de São Paulo) ou ao órgão responsável da cidade (dependendo da localização) portando o certificado do registro de licenciamento do veículo atualizado e RG, ambos acompanhados de uma cópia simples.
Quando a CET efetua a remoção de veículos por estarem estacionados irregularmente, deixa no local da remoção um cavalete informando o ocorrido. Neste cavalete consta o número do telefone 156 para obter maiores informações ou, ainda, no site da Prefeitura de São Paulo.
Para conseguir a liberação, o proprietário deve se dirigir a um Departamento de Atendimento a Multas de trânsito. No DAT, deverá apresentar o CRLV do veículo e RG do proprietário. Se for representante legal, há a necessidade de procuração original com firma reconhecida.