Uso medicinal
Luminosidade: Sol pleno. Solo: Arenoso, mas bem drenado. Propagação: Sementes e divisão de raízes.
Catinga de Mulata é uma erva medicinal facilmente encontrada na América do Sul, aparentemente, é uma erva normal, contudo, a catinga de mulata produz um chá muito poderoso. Seus benefícios: é usada, principalmente, como vermicida.
As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréias e disenterias.
As folhas, flores e cascas são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarreias e disenterias.
O Chá Misto da Flor da Catingueira é indicado nas afecções hepatobiliares, combate o excesso do colesterol, alivia os males gástricos e renais, coadjuvante nos regimes de emagrecimento, anemia, hemorroidas e reumatismo. RECOMENDAÇÃO DE CONSUMO: 2 Colheres de Sopa 3 vezes ao dia após as Refeições.
mais conhecida como Catingueira, mas também conhecem como catinga-de-porco, sibipiruna e outros. As folhas, flores e casca são usadas no tratamento das infecções catarrais, nas diarréia, mal estar estomacal e disenterias. ... Para a bronquite tome o Chá da flor da catingueira - 3 vezes ao dia, durante 1 semana.
Flor da Catingueira e sucuuba . Regula a menstruação,combate corrimento,inflamação do útero, ovário, trompas, cólicas menstruais e preventivo do câncer. serva para inflamações do colo do útero ,nas trompas ,ovário e na vesícula,menopausa,cisto e miomas ,dissolve e destroi tumores ,hemorroidas,regulariza a menstruação.
Garrafada do Sertão Combate labirintite, inflamações do útero e ovário e trompas, fraqueza sexual, insônia, gastrite, úlceras, inflamação no esôfago, combate às câimbras. Aumenta o apetite e evita problemas digestivos, melhorando a pressão arterial.
Cipó Miraruira (quilograma) PROPRIEDADES: Regulariza e equilibra a taxa de glicose do sangue. O tratamento continuo pode, a criério médico , tornar desnecessária a utilização de insulina em paciesntes dela dependentes.
Outra utilidade reconhecida e bastante explorada nesta árvore é o uso medicinal que é feito da casca, flores e frutos. Muitas famílias, sobretudo nas comunidades rurais, mantém o hábito de fazer chás e expectorantes para curar ou controlar infecções intestinais, diarreias, gripes fortes ou catarro.
Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá. Muitas das plantas da caatinga têm capacidade de reter água no caule e nas folhas, o que acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito.
Lista de plantas da Caatinga
Entre as plantas indicadas como medicinais, destacaram-se a aroeira (Myracrodruon urundeuva Allemão) e o cumaru (Amburana cearensis (Allemão) A.C.
Infelizmente, a Caatinga é um dos biomas mais degradados do país, concentrando mais de 60% das áreas susceptíveis à desertificação. Historicamente, esta região vem sofrendo com a ausência de práticas de manejo do solo e com a monocultura e pecuária extensiva, além de inúmeras queimadas.
agropecuária
Abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e também a faixa norte de Minas Gerais. ... De todos os estados em que ocorre a Caatinga, o Ceará é o que possui maior parte do seu território formado por esse bioma.
Caatinga
Caatinga
Cerrados tem a vegetação bem plana e abundante,e tem o clima temperado não é nem quente e nem frio. A Caatinga possui o clima bem quente e a vegetação é escassa.
- Agreste - Região interiorana, é a transição entre a Zona da Mata e o Sertão, pois não tem tanta umidade nem tanta secura. ... - Sertão - Área seca, onde se dá a ocorrência da caatinga (mata branca, seca).
A caatinga é denominada por tipos de vegetação com características xerofíticas – formações vegetais secas, que compõem uma paisagem cálida e espinhosa – com extratos compostos por gramíneas, arbustos e árvores de porte baixo ou médio (3 a 7 metros de altura), caducifólias (folhas que caem), com grande quantidade de ...