Sim, a centopeia ou lacraia é venenosa! Sua picada é bem dolorosa e libera uma substância que é tóxica para os seres humanos. ... Há apenas um caso confirmado de morte após picada de lacraia em toda literatura médica: uma menina filipina de sete anos, picada na cabeça por uma lacraia do gênero Scolopendra.
Conheça agora cinco formas de eliminar as lacraias de sua casa:
Lacraia. Apresentam o corpo alongado e achatado dorso. Possuem na cabeça um par de longas antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas. As lacraias ou centopéias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas, etc..
Os sintomas são dor forte e inchaço no local da picada. Em acidentes com lacraias grandes também podem ocorrer febre, calafrios, tremores e suores, além de uma pequena ferida. As lacrais gostam muito de umidade.
Lacraias costumam viver sob troncos, pedras e entulhos. Diferentes espécies de lacraias se distribuem por todos os lugares do mundo, inclusive no Brasil. Por aqui, há cerca de 145 espécies, sendo 10 delas especialmente perigosas, como a Scolopendra viridicornis e a Scolopendra subspinipes.
As lacraias gostam de ambientes úmidos, então foque nas áreas mais úmidas da residência. Feche meios de entrada: se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento.
Centopeia, também conhecida como lacraia, é um animal que possui um corpo comprido e achatado, dividido em numerosos segmentos (de 15 a 191), cada qual dotado de um par de patas. ... Mas o que mais chama a atenção nas centopeias é seu grande número de patas. Daí seu nome popular: centopeia (do latim centipeda, "cem pés").
até 30 cm de comprimento
Lacraia comum: Ataca geralmente animais de seu próprio tamanho, entre os quais outras lacraias. Possui 15 pares de patas. Vivem em ambientes úmidos, sob troncos, pedras e folhas; Lacraia venenosa: algumas espécies como as do gênero Scolopendra (encontradas na África, Ásia, e Américas), atingem até 30cm de comprimento.
seis anos
A reprodução das lacraias é sexuada. Os sexos estão separados em indivíduos diferentes (machos e fêmeas). A fecundação é interna: o macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea, dentro da qual encontram as células sexuais femininas.
Reprodução. Nos machos há de 1 a 24 testículos, localizados acima do intestino médio. Os testículos estão ligados a um único par de ductos espermáticos que se abrem através de um gonóporo mediano no lado ventral do segmento genital. A transmissão de espermatozoides é indireta nos quilópodes.