EQST

Qual O Tratamento Da Estenose Da Artria Renal?

Qual o tratamento da estenose da artéria renal?

O tratamento da oclusão aguda envolve anticoagulação e, às vezes, fibrinolíticos e embolectomia cirúrgica ou por cateter ou uma combinação de ambas. O tratamento da estenose crônica progressiva inclui angioplastia com colocação de stent ou revascularização cirúrgica.

Quais as consequências que essa obstrução das artérias renais pode provocar?

O estreitamento gradual (estenose) ou o bloqueio total e súbito (oclusão) podem afetar as artérias que suprem o rim direito ou esquerdo, suas ramificações ou uma combinação deles. Pode resultar em insuficiência renal ou pressão arterial alta.

Como investigar estenose de artéria renal?

Atualmente o diagnóstico de estenose da artéria renal pode ser realizado de modo não invasivo através da realização de ultrassonografia renal com duplex scan; tomografia computadorizada e ressonância magnética, permanecendo, no entanto o cateterismo (arteriografia renal) como chamado “padrão ouro” de diagnóstico.

Qual o mecanismo do aumento da pressão arterial em pacientes com estenose da artéria renal?

A Estenose Arterial Renal (EAR) responde por até 5% das causas de hipertensão arterial, tendo como causas principais a aterosclerose e a displasia fibromuscular. Como consequência, o paciente pode desenvolver a Hipertensão Renovascular (HR), sendo esta uma causa potencialmente curável de hipertensão arterial.

O que causa o infarto renal?

Uma lesão no epitélio da artéria renal pode resultar em uma interrupção do fluxo sanguíneo ou ruptura da mesma. As etiologias fundamentais do infarto compreendem a arteriosclerose e a fibrodisplasia que, em outras palavras, esta última significa a presença de tecido fibroso anormal na parede de uma artéria.

Quando suspeitar de hipertensão secundária?

Hipertensão secundária é sugerida por níveis pressóricos elevados e resistentes a terapêutica, início de hipertensão em crianças e pré adolescentes ou em idosos e necessidade de ampliação de esquema antihipertensivo em pacientes com fácil controle pressórico. Nestes casos exames específicos podem ser necessários.

O que é angioplastia no rim?

A angioplastia renal é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para desobstrução das artérias que irrigam os rins, realizado por meio de uma punção na pele com o uso de cateteres e próteses endovasculares, que consiste na desobstrução das artérias renais.

O que é hipertensão renovascular?

A hipertensão renovascular (HRV) é uma causa frequente de hipertensão arterial secundária (HAS) desenvolvida em resposta à hipoperfusão renal pela hiperativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) e hipoplasia renal1, 2, 3.

Qual tipo de artéria formada após o hilo renal?

O sangue chega aos rins através das artérias renais. As artérias renais originam-se na artéria aorta abdominal. Após circular pelos rins, o sangue retorna à veia cava abdominal através das veias renais.

O que é infarto nos rins?

Infarto renal é definido como a morte de uma área de tecido renal, resultante da obstrução da artéria renal, que é a principal artéria responsável pela irrigação dos rins.

Quais os sintomas da trombose renal?

Podem haver sintomas de insuficiência renal e, às vezes, náuseas, vômitos, dor no flanco, hematúria macroscópica, diminuição do débito urinário e manifestações sistêmicas de tromboembolia venosa. O diagnóstico é feito por angiografia por ressonância magnética, ou TC ou venografia renal.