Cada residência possui uma necessidade hídrica única, e cabe a um especialista determinar se sua residência necessita de uma cisterna de 10 mil litros ou se uma cisterna de 5 mil basta para atender à demanda de sua família. Em casos especiais, como pequenas casas, uma cisterna de 3 mil litros é o ideal.
A cisterna de concreto, que é mais barata, custa em torno de R$ 2,2 mil. O preço da cisterna de polietileno, colocada na propriedade, sobe para R$ 5 mil. As cisternas tradicionais, construídas com placas de concreto feitas pela comunidade, geram emprego porque contratam mão-de-obra local.
20 metros
Confira os detalhes e materiais do que você vai precisar para fazer a sua cisterna em casa: - Bombona de 200 litros - 3 metros de tubulação de 75mm - 1 joelho de 90° de 75mm - 1 Te de 75mm - 1 adaptador de caixa d'água de 3/4 - 1 registro de 3/4 - 1 pedaço pequeno de tela mosqueira - 1 Cap de 75mm * Quando o vídeo cita ...
Para calcular aproximadamente o tamanho da cisterna quadrada ou retangular é só multiplicar a largura pelo comprimento e depois pela altura (= m3).
Fechar a entrada de água da cisterna, deixando no fundo água suficiente para dar a primeira lavada.
A cloração da água da cisterna pode ser realizada com o uso de cloro líquido, como o hipoclorito de sódio encontrado na água sanitária ou produtos de cloro sólido como o hipoclorito de cálcio, em grânulos e em pastilhas ou tabletes.
O líquido marrom se torna potável em trinta minutos. O processo é simples: basta despejar o conteúdo de cada sachê num balde de 10 litros de água e misturar energicamente por cinco minutos. O sulfato ferroso presente no pó faz com que a sujeira decante e se deposite no fundo do recipiente.
Um dos principais cuidados que você deve ter com a sua cisterna é a limpeza, para evitar contaminações e manter o bom funcionamento do sistema. O filtro funcional deve ser limpo para impedir a entrada de impurezas e evitar entupimento; o interior da cisterna também precisa de limpeza periódica.