O sistema urinário feminino é responsável pela excreção de substâncias nocivas do organismo, por meio da filtração e liberação na urina. No artigo a seguir, você encontra um resumo com os principais órgãos e resumos sobre o funcionamento fisiológico desse sistema. Acompanhe!
Na camada mais externa do rim, conhecida como cortical, encontram-se principalmente os néfrons corticais, que é constituído por túbulos coletores de menor tamanho.
A Cistite é uma infecção ou inflamação na bexiga urinária. O doente sente ardor na uretra no ato de urinar e por não conseguir reter a urina, libera em pouca quantidade.
A uretra feminina possui cerca de 5 centímetros de comprimento, sendo canal de transporte apenas de urina. Ela liga a bexiga à vulva. Já a uretra masculina mede cerca de 16 centímetros e trasporta urina e esperma para fora do corpo. A uretra masculina liga a bexiga ao pênis.
No sistema urinário, a uretra é o canal que se inicia a bexiga, abrindo-se ao final (no pênis ou na vulva) para a total eliminação da urina. Dessa forma, a uretra tem como função transportar a urina armazenada no interior da bexiga para fora do organismo.
O sistema urinário pode ser dividido em parte superior e parte inferior. A parte superior se localiza no abdome e é constituída pelos rins e por grande parte dos ureteres. A parte inferior é constituída por órgãos pélvicos, que incluem uma curta porção dos ureteres, a bexiga urinária e a uretra.
O ureter é um tubo muscular de paredes grossas pelo qual passa a urina, dos rins até a bexiga. Há um ureter de cada lado da pelve. No sistema urinário humano, o ureter atua por um processo de contração ou peristalse, que força a urina para baixo em borbotões. Tem aproximadamente 30 cm de comprimento e 0,5 cm de diâmetro.
Na parte inferior da bexiga, encontra-se um esfíncter - músculo circular que fecha a uretra e controla a micção. Quando a bexiga está cheia o esfíncter se contrai, empurrando a urina em direção a uretra, de onde então é lançada para fora do corpo. A capacidade máxima de urina na bexiga é de aproximadamente 1 litro.
Substâncias úteis como água, glicose e sais minerais, contidas nesse líquido, atravessam a parede do túbulo renal e retornam à circulação sanguínea. Assim, o que resta nos túbulos é uma pequena quantidade de água e resíduos, como a ureia, ácido úrico e amônia: é a urina, que segue para as vias urinárias. Observe no esquema a seguir as fases de formação da urina dentro no néfron.
O suprimento arterial da bexiga provém, principalmente, de ramos das artérias ilíacas internas. A drenagem venosa é realizada principalmente pelas veias ilíacas internas e, tanto no sexo masculino quanto no feminino, os vasos linfáticos das regiões superolaterais da bexiga drenam para os linfonodos ilíacos externos. A linfa de outras partes da bexiga também é drenada para os linfonodos ilíacos internos, sacrais e ilíacos comuns.
Esse sistema é formado somente por órgãos excretores, que trabalham para a filtração do sangue, retirando substâncias tóxicas que foram liberadas no metabolismo celular do organismo. Os compostos capturados nesse processo filtratório são eliminados junto com água, formando a urina.
O aparelho urinário é formado pelos dois rins, dois ureteres, bexiga e uretra. A urina produzida nos rins passa pelos ureteres até a bexiga e é lançada no exterior pela uretra.
Logo depois que o sangue circula pelo rim, ele sai pelas veias renais totalmente livre de toxinas, retornando ao coração. A urina formada é enviada para a bexiga por meio dos ureteres.
Cada néfron é composto pelas arteríolas aferentes e eferente, cápsula de bowman, túbulo contorcido proximal, alça de henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor. Cada um desses elementos possui funções específicas no processo de filtragem.
O sistema urinário, chamado também de sistema renal, atua na produção, armazenamento e eliminação da urina, exercendo diversos papéis na saúde do corpo. Para saber detalhes sobre o aparelho urinário, confira nosso artigo.
A pelve representa a porção mais dilatada do ureter. Serve como um funil para o direcionamento da urina até esse tubo muscular que se contrai para encaminhar o líquido até a bexiga urinária. Veja a representação, que mostra os rins, a pelve, os ureteres e a bexiga — do lado esquerdo observe também o destino da urina: