INCIDÊNCIA AP DE TÓRAX (ÁPICO LORDÓTICA - MÉTODO DE FLEISCHNER). PRINCIPAIS PATOLOGIAS: Essa incidência é realizada como estudo complementar, principalmente para estudo de calcificações e massas na cavidade do Ápice Pulmonar, o que pode indicar um processo inicial de Tuberculose.
As incidências mais frequentemente realizadas são a antero-posterior (AP) e o perfil, que podem ser pedidas em conjunto (2 incidências). Pode também ser solicitada a incidência oblíqua.
z Rotina radiográfica básica: a rotina para o estudo radiográfico da articulação do joelho consiste em: anteroposterior (AP) e perfil externo (PExt). Para o estudo da patela, deve ser acrescentada a axial inferossuperior de patela.
O raio X torácico pode ser feito em projeção Póstero-Anterior (PA), em projeção Antero-Posterior (AP) e perfil. A projeção Póstero-Anterior (PA) é adquirida quando os raios X entram pelas costas do paciente, e saem pela frente (região anterior).
DFoFi: 1,00m Colimação: Colimar as bordas laterais da área real do antebraço, colimar também em ambas as extremidades para evitar exclusão da anatomia de cada articulação. Sentido do chassis: Longitudinal, (24 x 30 ou 30 x 40) dividido; sem grade difusora.
A radiografia — também conhecida como raio-x — é um exame realizado quando há suspeitas de fratura, para diagnosticar algumas doenças dos órgãos ou para detectar problemas nas articulações. A tecnologia atual em radiologia conta com exames de alta precisão, com imagens que podem ser visualizadas tridimensionalmente.
A Radiologia estuda as características e a utilização de raios-X e outras radiações para diversos fins, sendo que o diagnóstico ou tratamento de doenças é o foco principal dessa área.
Entre as disciplinas oferecidas na formação do tecnólogo estão química, física aplicada, matemática, anatomia, proteção radiológica e conteúdos específicos relacionados às tecnologias, como ultra-sonografia, medicina nuclear e radiologia, entre outros.
Para se tornar um médico radiologista é necessário, em primeiro lugar, concluir os seis anos da faculdade de Medicina. Após esta formação, o médico prestará um concurso para residência médica em Radiologia.
O curso de Radiologia O curso tecnólogo de Radiologia tem a duração média de três anos. Os estudantes passam por disciplinas teóricas, técnicas e práticas. Algumas das principais matérias são Anatomia Morfológica, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada e Pós-processamento de Imagens Médicas.
Técnico em Radiologia: como é o curso Os cursos técnicos são profissionalizantes e podem ser feitos por qualquer pessoa já formada ou por estudantes que estejam cursando o 2º ano do ensino médio (em algumas instituições, é requisito que tenha 18 anos; a partir de 16 anos já pode cursar).
A principal diferença entre o curso técnico e o curso de tecnólogo é o nível de escolaridade. ... O curso técnico é uma formação de nível médio. Já o curso de tecnólogo é uma graduação de NÍVEL SUPERIOR.
dois anos
18 meses