A avaliação da translucência nucal (TN), que algumas pessoas chamam de ultrassom morfológico do primeiro trimestre, é um exame de ultrassom realizado habitualmente entre a 11ª e 13ª semana de gestação, que visa identificar a quantidade de líquido presente na nuca do feto.
Para calcular a idade gestacional basta verificar quantos dias que se passaram desde a última menstruação e dividir por 7. O resultado é o número de semanas da gravidez e o resto da divisão é o número de dias passados na última semana.
O primeiro ultrassom da gravidez deve ser o transvaginal porque, nessa fase, o embrião ainda é muito pequeno e esse tipo de exame capta imagens melhores da região dos órgãos reprodutivos da mulher, como o canal vaginal, colo uterino, toda a extensão do útero em si e ovários.
Quais são os tipos de ultrassom da gravidez?
Na primeira consulta, além de conhecer a gestante, são solicitados vários exames básicos, sendo a maioria exames de sangue feitos em laboratório como hemograma completo, glicemia, algumas sorologias como HIV, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis e hepatite B e C, tipagem sanguínea e fator Rh.
Realização de, no mínimo, 06 (seis) consultas de acompanhamento pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo e três no terceiro trimestre da gestação; 3.
No Brasil, a partir desse momento, o Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas no mínimo seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), Sendo ideal é que a primeira consulta aconteça no primeiro trimestre e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais.
O obstetra também vai ouvir a gestante nas consultas, oferecendo maneiras de atenuar os desconfortos e avaliando os sintomas relatados. A medição da altura do útero, da circunferência da barriga e a pesagem da gestante são realizadas.
As mulheres que estão iniciando essa nova fase em suas vidas se perguntam como será a primeira consulta com o obstetra. Nesse primeiro contato o médico deverá fazer uma espécie de mapeamento sobre o corpo da gestante. Veja a seguir o que o obstetra deverá avaliar: - Verificar peso, altura e pressão arterial.
7 perguntas fundamentais sobre gravidez para fazer ao obstetra
15 perguntas de gestantes mais ouvidas pelos obstetras
Primeira consulta – perguntas a fazer ao obstetra: – Como calculo minha idade gestacional (em semanas e meses)? – Quando é minha data provável do parto (DPP)? – Com qual periodicidade agendo as consultas?
Como a consulta pós-parto funciona Perguntar como está sua saúde emocional e como está se ajustando à nova vida; Perguntar se ainda tem alguma secreção vaginal desde o parto; Verificar a pressão arterial; Verificar se os pontos curaram corretamente (no caso de uma cesariana ou episiotomia, o corte na vagina);
1. Um doce, como uma barrinha de chocolate, meia hora antes do exame faz com que o bebê se movimente mais, já que ele se mexe quando há um aumento de glicose na placenta.