44
Autossomos: São cromossomos que não tem relação com a determinação do sexo. Heterossomos (Cromossomos sexuais): São cromossomos relacionados à determinação do sexo. Na espécia humana, são denominados X e Y.
Autossômico refere-se aos cromossomos que não são sexuais, isto é, todos os cromossomos, menos o X e o Y. Eles determinam, de mogo geral, as características ser humano (menos o sexo do indivíduo). Deduz-se assim que um alelo autossômico é um alelo não sexual.
Os alelos são as formas alternativas de um determinado gene e ocupam um mesmo loco em cromossomos homólogos. Quando nos referimos a loco, estamos falando da posição do gene no cromossomo; quando falamos em cromossomos homólogos, referimo-nos a cromossomos que possuem genes para a mesma característica.
“Herança autossômica dominante” é uma expressão que quer dizer que uma certa doença aparece em todas as gerações de uma família, até onde as pessoas podem se recordar. O diagrama a seguir apresenta uma possível árvore genealógica de uma família com essa doença.
Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.