EQST

Qual O Melhor Substrato Para Orqudeas?

Qual o melhor substrato para orquídeas?

Dessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos.

Pode colocar substrato em orquídea?

Além de fixar a planta e ser a base do seu crescimento, os substratos tem a tarefa de abastecer as orquídeas com água e nutrientes. Composto por vários tipos materiais misturados em diferentes configurações e proporções, o substrato simula as condições que as orquídeas encontrariam em seu ambiente natural.

Como tratar substrato para orquídeas?

Carvão Moído Ele ajuda a manter a umidade da planta e também diminui a acidez do substrato. Utilizando carvão moído em suas orquídeas, você vai levar muito mais nutrientes à sua planta, como por exemplo, o potássio (15%), o Nitrogênio (2%) e o fósforo (24%).

Qual o melhor substrato para orquídea Florianópolis?

Não sendo plantas terrestres, o melhor substrato é uma mistura de casca de pinheiro média (pedaços com 1-2 cm) com fibra de coco ou turfa e alguma argila expandida, carvão ou mesmo pequenos pedaços de cortiça em partes iguais.

Quando se deve trocar o substrato das orquídeas?

Depois de algum tempo, o substrato começa a se decompor, ficando mais ácido. Isso pode acabar prejudicando as raízes da orquídea. Então, o melhor caminho é fazer a substituição por um produto novo, junto com a troca de vaso. Sérgio indica fazer o procedimento a cada um ano e meio.

Qual o substrato ideal?

Ou seja, o Substrato Ideal é uma reprodução da terra natural, composta de substâncias em decomposição ricas em matéria orgânica ideal para o cultivo de hortas verticais em apartamentos e casa.

Como preparar o solo para orquídea?

PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.

O que usar para replantar orquídea?

Como replantar Ele orienta que o fundo do vaso escolhido (de barro, por exemplo) para plantio ou replante da orquídea, precisa ser preenchido com uma camada de cacos de telha (ou argila expandida, brita granítica, isopor etc), para ajudar na drenagem.

Como tratar substrato?

O tratamento sanitário de substratos é uma operação importante no processo de produção de mudas e no cultivo de plantas em vasos ou outros contentores. Tradicionalmente tem-se utilizado o gás brometo de metila como agente desinfetante.

Como desinfetar o substrato?

A esterilização de substrato com o uso de vapor d'água atinge temperatura de aproximadamente 90º C por um período de quatro horas, o que permite a utilização deste substrato na formação de mudas sem nenhum problema fitossanitário advindo do mesmo.

Qual é o melhor substrato para orquídea Falenópsis?

A orquídea Phalaenopsis e o Substrato Casca de pinus: é um excelente substrato, mas deve se optar por cascas de tamanho médio ou grande, as pequenas retém muita umidade, o que pode prejudicar as raízes da sua Phalaenopsis.

Qual o melhor substrato para Orquidea Denphal?

O substrato é uma composição de cascas de pinus 90% e brita 10%. Nos meses de agosto e setembro, quando a umidade chega à seus menores índices em minha região, também adiciono um pouco de musgo no topo do vaso. Falando nisso, as regas devem ser ajustadas de acordo com o vaso e a composição do substrato.

Quando trocar o substrato da Phalaenopsis?

Quando elas "acordam", começam a dar sinais de vida, produzindo raízes e brotos novos. Esse é o momento perfeito para mudar sua planta de vaso. No caso das orquídeas que não têm dormência, você só precisa esperar a floração acabar para fazer o transplante.

Qual a melhor época de mudar orquídeas?

Primavera Mas atenção: não são todas as orquídeas que podem ser plantadas em árvores, somente as epífitas, que buscam no tronco um suporte para obter mais luz, umidade e nutrição. E o início da Primavera, no dia 22, é a melhor época para isso.

Qual o substrato melhor para planta?

1. Terra vegetal. Esse é um dos tipos de substratos orgânicos que se adapta à maioria das plantas. Não é à toa que geralmente é o tipo de substrato mais utilizado!

Qual o substrato bom para planta?

Na maioria dos produtos encontrados no mercado, o substrato é uma mistura de terra comum e vegetal, acrescida ou não de elementos necessários para a composição ideal de cada planta. Os aditivos mais comuns são areia, turfa, carvão, húmus de minhoca, pó de coco, casca de pínus e folhas secas.

O que colocar nas orquídeas?

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

O que colocar nos vasos de orquídeas?

O substrato é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Você pode utilizar musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e até pedriscos. Todas elas podem ser usadas como substrato, mas é bom que sejam trocadas de tempos em tempos. O adubo pode ser tanto químico quanto orgânico.

Como montar um tronco de árvore com orquídeas?

O segredo está em colocar a raiz voltada para o tronco, assim, ela vai se fixar com maior facilidade. Procure colocar a planta deitada, de modo que a água não acumule no miolo das folhas. “Neste caso [de orquídeas instaladas em árvores], não há necessidade de manutenção. A natureza se encarrega de cuidar de tudo.

Qual a melhor época para transplantar orquídeas?

As orquídeas precisam ser transplantadas a cada um ou dois anos, pois o meio de crescimento delas se deteriora e perde nutrientes. Para a maioria das espécies, a primavera é o momento ideal para esse processo, mas também há outros fatores que devem ser levados em consideração.